


Cultura -
Em finais de janeiro foram abertas ao público duas exposições: a instalação “Pousio” da autoria dos Aveirenses Bárbara Rosário e Pedro Rodrigues, exposta no Ecomuseu Marinha da Troncalhada até 23 de junho; e a exposição “SAL de Aveiro. SAL do Mundo”, patente ao público até 31 de março no Museu da Cidade.
A iniciar na próxima sexta, 09 de fevereiro, a exposição “A mudança é eterna. Nada muda, Nunca” será inaugurada às 18h00 na galeria do edifício da Antiga Capitania. Fica patente até ao dia 21 de abril.
A fotografia é na sua essência um auxiliar de memória. Sempre que depositamos o nosso olhar em imagens do passado somos possuídos por um turbilhão de sensações aparentemente esquecidas. A fotografia serve de forma eficaz esse processo de rememoração e anamnese que nos permite reatualizar a nossa visão sobre o passado e impedir que as imagens históricas cristalizem o passado. Nesta exposição veremos fotografias da Coleção Fotográfica Campos Graça – IMAGOTECA / Arquivo Municipal de Aveiro sobre a safra do sal em relação com um ensaio visual de José Maçãs de Carvalho sobre o presente da paisagem e trabalho desta atividade que resiste.
As três exposições integram a programação de Aveiro 2024, Capital Portuguesa da Cultura.
“Pousio” é uma instalação contemporânea baseada na recriação das alfaias salícolas através do olhar de dois jovens Aveirenses desafiados a trabalhar as muitas vidas da Marinha da Troncalhada nas longas noites e curtos dias de inverno. O Pouso e Repouso regenerador do inverno, que anseia pacientemente o verão. Esta instalação ao ar livre tem entrada gratuita.
A exposição “SAL de Aveiro. SAL do Mundo” conduz-nos através de objetos raros e documentos inéditos que apresentam Aveiro como terra com sabor a sal. Ao sal se deve a primeira referência a Aveiro, a 26 de janeiro de 959, através do testamento da Condessa, D. Mumadona Dias, documento precioso. Fator de estímulo da relação de Aveiro com o Mundo, partindo daqui para múltiplas paragens, apresenta-se o SAL como marca distintiva da identidade aveirense.
A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.
Notícias relacionadas
-
20 Novembro 2020
NOVO CONCURSO PARA REQUALIFICAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE
Está aberto um novo concurso público para requalificação total da Capela de Nossa Senhora da Saúde, na Patela (São Bernardo), ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias -
02 Abril 2024
Relatório de Auditoria Interna 2013/2023
O Executivo Municipal tomou conhecimento do Relatório de Auditoria Interna e Financeira de análise ao período compreendido ...Notícias