Iluminação de Rua, Espetáculo com drones, Cinema em Drive-in e Sabores com Tradição entre os principais destaques -
Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a iniciativa “Boas Festas em Aveiro” regressou, em edição especial e adaptada aos condicionalismos provocados pela Pandemia de Covid-19.
A opção da CMA em manter a realização deste evento tem como premissa base e de acordo com o definido no Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19, o apoio e o incentivo à atividade económica, criando mecanismos de atração dos Cidadãos para que visitem e façam compras no comércio local, com a ação direta das compras da CMA às empresas que lhe prestam serviços.
O “Boas Festas em Aveiro” celebra assim, até 11 de janeiro de 2021, o Natal, a Passagem do Ano e a Festa de São Gonçalinho, sem haver lugar aos eventos que todos tanto gostamos com a participação de muitas pessoas, como o cortejo de moliceiros e “Pais Natais” no dia 1 de dezembro na festa do acender das luzes, e a Passagem de Ano na Rua na zona do Rossio, por força das limitações que temos de viver no Combate à Pandemia do Covid-19 em que Todos temos de estar empenhados.
Por força das medidas definidas pelo Governo do País para o dia 1 de dezembro de 2020, no âmbito do Estado de Emergência em vigor (recolher obrigatório às 13.00 horas), a CMA antecipou o tradicional Acender das Luzes de Rua e da Árvore de Natal no Cais da Fonte Nova, para o dia 30 de novembro.
A ligação da iluminação de Natal da Cidade e da maior Árvore de Natal de Portugal foi acompanhada simbolicamente pelo soar natalício inédito e em simultâneo dos sinos de cinco torres sineiras do centro histórico (Igreja de Jesus, Igreja da Sé, Paços do Concelho, Igreja da Vera Cruz e Igreja do Carmo).
Principais Novidades
Na sexta_feira, dia 18 de dezembro, às 18h00, 19h00 e 21h30, os céus da Cidade são inundados de luz com uma proposta única, inovadora e criativa de animação natalícia. “Natal nas Estrelas” é um espetáculo imersivo com drones, banda sonora e narração de Ruy de Carvalho, na voz do Pai Natal. O espetáculo decorrerá no Cais da Fonte Nova e será transmitido em live streaming.
A vivência da quadra natalícia em Família será contemplada com o Cine Drive In de Natal – Infantil. De 21 a 23 de dezembro, pelas 18h30, no Parque de Exposições de Aveiro, as Famílias são convidadas a experienciarem o formato drive-in, com toda a envolvência de Hollywood e da fantasia de Natal, com plena componente cénica através de filmes marcantes para as crianças, não faltando as tradicionais pipocas. O acesso é livre, mas sujeita a inscrição prévia.
A CMA mantém-se próxima dos Cidadãos também em plena noite da véspera de Natal. “Deus Menino” chegará a casa dos aveirenses através das redes sociais, num filme da autoria da Vortice Dance Company, previamente realizado, com base numa produção videomapping aliada à música, dança e poesia, alusivo ao nascimento de Jesus e ao espírito de Natal, resultante de uma tour de uma das companhias de dança portuguesas com maior reconhecimento internacional e apresentações além-fronteiras.
A entrada no novo ano será marcada com o tradicional Concerto de Ano Novo pela Orquestra Filarmonia das Beiras, na sexta-feira, dia 1 de janeiro, pelas 18h00, no Teatro Aveirense, repetindo-se no dia seguinte, à mesma hora.
O programa inclui, ainda, o Concerto de Reis pelo grupo vocal Cupertinos, que se dedica quase em exclusivo à música portuguesa dos séculos XVI e XVII. O Concerto decorrerá na quarta-feira, dia 6 de janeiro, pelas 18h00, na Igreja de Jesus.
Aveiro, Sabores com Tradição
“Aveiro, Sabores com Tradição” é uma aposta da Câmara de Aveiro na promoção da Cidade e do Município enquanto destino de referência no panorama gastronómico nacional. Com especial destaque na semana de 04 a 11 de janeiro 2021, esta é uma ação que a partir de agora será marca distintiva para todo o ano nos restaurantes aderentes, que são convidados a criar um menu atrativo de pratos confecionados com produtos locais identitários, que perpetuem na memória os sabores da cozinha tradicional aveirense.
A intenção desta iniciativa é reforçar a gastronomia de Aveiro como elemento identitário da Região, e este ano fortalecer a mensagem de qualidade e segurança dos Nossos Restaurantes no que respeita ao cumprimento das regras Anti-Covid-19, apelando aos Cidadãos que façam refeições na Restauração do Município de Aveiro dado que esse é o principal apoio que lhe podemos prestar.
Dos menus constarão as melhores iguarias de Aveiro, tais como, Bolos de Bacalhau e Espetadas de Mexilhão, Sopa de Enguias, de Peixe ou Chora/Canja de Bacalhau, Caldeirada de Enguias ou Peixe, Leitão ou Chanfana, Ovos-Moles ou Cavacas, sempre com Vinho ou Espumante da Região da Bairrada, a região de excelência vinícola de Aveiro, terminando com a já mística “Bandeja de digestivos Aveiro”, constituída pelos Licores de Alguidar e Aguardentes Bairrada.
Festa de São Gonçalinho de Aveiro
Salienta-se, ainda, a Festa de São Gonçalinho de Aveiro de 8 a 11 de janeiro de 2021 (programa próprio a consultar), que, como habitualmente, marca o encerramento do programa e está sob a responsabilidade da sua Mordomia, sendo a CMA uma importante entidade Parceira.
Comércio Tradicional de Aveiro
Ainda enquadrado na quadra natalícia, a CMA colabora com a Associação Comercial de Aveiro (ACA) no âmbito do projeto “Aveiro Montras, Esplanadas e Fachadas”, do qual será selecionada a melhor montra de natal, a melhor fachada natalícia, a esplanada mais natalícia e montras de São Gonçalinho.
Programação dos equipamentos culturais
Teatro Aveirense
Da programação de dezembro do Teatro Aveirense, vários são os espetáculos que integram o programa Boas Festas em Aveiro.
O pontapé de saída é dado pelos D`Alva, coletivo que junta os talentos de Alex D’Alva Teixeira e Ben Monteiro. Atuam nas Novas Quintas de Natal, a 10 de dezembro, pelas 21h00.
Já no domingo, 13 de dezembro, às 11h00, há uma sessão particularmente dirigida às famílias. Trata-se da apresentação do musical “A Menina do Mar”, criado a partir do célebre texto de Sophia de Mello Breyner Andresen, com encenação de Ricardo Neves-Neves e o Ensemble MPMP dirigido pelo maestro Martim Sousa Tavares.
Sexta-feira, dia 18 de dezembro, às 21h00, segue-se o espetáculo “Eduardo Madeira Convida…”, no qual o público é convidado a juntar-se às canções interpretadas pelo artista e a participar nas histórias que ele inventa, ou diz inventar, acompanhado de dois convidados surpresa.
Sábado, dia 19 de dezembro, pelas 21h00, o Teatro Aveirense acolhe o espetáculo teatral “Olá, Eu sou o Pai Natal”, de Tiago Barbosa, que tem como ponto de partida experiências de personificação do Pai Natal.
Museus de Aveiro
Museu de Aveiro / Santa Joana
Exposição “Fontes de Luz nas Coleções do Museu de Aveiro / Santa Joana”, patente no Museu de Aveiro Santa Joana (Galeria da pedra), de 27 de novembro 2020 a 10 janeiro 2021, dedicada a uma coleção apreciável de objetos de considerável valor artístico e histórico, ligados à função da iluminação. Estes objetos - de diversas tipologias, proveniências e com um espetro temporal que abrange desde a ocupação romana ao século XX (quase dois mil anos) - encontram-se habitualmente distantes do olhar do público, sendo agora a oportunidade de os conhecer.
Exposição E se? A escolha de construir um futuro alternativo – Exposição anual do Projeto CreArt, patente no Museu de Aveiro Santa Joana, de 5 de dezembro 2020 a 24 de janeiro 2021, trata-se de um projeto multidisciplinar que encoraja artistas e coletivos participantes a explorar os factos históricos, contemporâneos e sociais que constroem a realidade presente dos seus locais de residência. A exposição é um território criativo que funciona com uma narrativa de ficção científica de múltiplas camadas, representando livremente futuros alternativos, fenómenos naturais e memórias individuais- coletivas.
Museu da Cidade
Exposição “São Gonçalinho de Aveiro”, patente no Museu da Cidade, de 12 de dezembro 2020 a 17 de janeiro 2021, dedicada a São Gonçalinho, concebida em colaboração com a Mordomia de São Gonçalinho.
Museu Arte Nova
Exposição “Natal no Período Arte Nova” no Museu Arte Nova, de 12 de dezembro a 17 de janeiro, dedicada ao movimento Arte Nova e às vivências da época, focando-se na quadra natalícia e em poemas e literatura que nos remetem para o Natal em 1900. A coleção de postais, incluindo postais de Natal, do Museu Arte Nova serve de ponto de partida e irá permitir ilustrar a descoberta deste período.
Galeria Antiga Capitania e ATLAS Aveiro – Biblioteca Municipal
Exposição “Discover the world through image”, patente na Galeria da Antiga Capitania e no ATLAS Aveiro, de 28 de novembro a 30 de dezembro, foi criada no âmbito do festival National Geographic Exodus Aveiro Fest, um festival internacional de fotografia e vídeo de viagem e aventura que tem uma missão de difusão cultural, humana e ambiental através da partilha de alguns dos melhores profissionais do mundo destas áreas no Centro de Congressos de Aveiro.
Nesta exposição estão reunidas 170 imagens, no seu todo, representativas de um espólio de 17 autores diferentes. Entre eles conta-se com Céline Cousteau, Frans Lanting, Joel Santos, Christian Ziegler, Matthieu Paley ou William Albert Allard.
ATLAS Aveiro – Biblioteca Municipal
Nos dias 11 de dezembro, às 18h30 e 12 de dezembro às 11h00, com entrada livre, mediante inscrição prévia (biblioteca@cm-aveiro.pt), será apresentado o “Plip”. Trata-se de um espetáculo de teatro de marionetas para crianças, falado na língua imaginária do planeta Plip. É uma viagem a um mundo sensível de sons delicados e personagens imaginárias que, como as crianças, experienciam o dia-a-dia de maneira sempre diferente. A sua visão sobre as coisas nunca é a mesma procurando encontrar novos e diferentes significados para momentos do seu quotidiano, de forma absolutamente livre de barreiras explorando os caminhos da simplicidade. Um espetáculo de encantar, em dose dupla, para toda a família.
BOAS FESTAS EM AVEIRO
30 de novembro de 2020 a 11 de janeiro de 2021
www.facebook.com/boasfestasemAveiro
www.instagram.com/boasfestasemaveiro
O “Boas Festas em Aveiro” tem este ano um orçamento total de cerca de 190.000€, que corresponde a cerca de um terço do orçamento de 2019, sendo esta dimensão justificada pela opção de realizar este evento como elemento de apoio à vida, à atividade social e económica do Município de Aveiro, e adequada às restrições impostas pelo Combate à Pandemia do Covid-19 em que Todos estamos envolvidos.
Notícias relacionadas
-
07 Maio 2021
DIA NACIONAL DO AZULEJO
O Dia Nacional do Azulejo é um evento anual que tem como objetivo reconhecer esta tradição e património nacional, projetando a ...Notícias -
13 Janeiro 2023
MEIO ANO DE DESCENTRALIZAÇÃO NA AÇÃO SOCIAL
No quadro da descentralização de competências no domínio da Ação Social, que a Câmara Municipal de Aveiro começou a executar ...Notícias