




- Música, cinema e atividades para as famílias
preenchem o programa -
Prestes a revelar a sua programação de verão, o Teatro Aveirense anuncia as atividades para o mês de junho. Música, cinema e atividades para a família fazem parte do programa, continuando os eventos a ser apresentados em vários locais da Cidade devido à obra de reabilitação do Teatro Aveirense.
Começando pela música, o primeiro evento a considerar em junho é o concerto de André Henriques, no dia 3, numa nova sessão do ciclo “Novas Quintas”. O músico, conhecido pelo seu percurso na banda Linda Martini, sobe agora ao palco com um álbum a solo, lançado recentemente e com grande aceitação junto do público e da crítica. Oportunidade de conhecer uma nova faceta de um dos músicos mais seguros do atual panorama musical. O concerto acontece na escadaria do ATLAS Aveiro e está integrado na programação da 45ª Feira do Livro de Aveiro.
No dia 12 será apresentada uma iniciativa muito especial. Trata-se da apresentação de “Novas Cronologias do Som”, um projeto com ponto de partida numa edição discográfica e digital com figuras como Matthew Herbert, AGF, BJ Nilsen, Lawrence English e outros. Estes criadores produziram faixas originais que traduzem o atual estado pandémico, nomeadamente quanto à restrição de movimentos, à percepção dos espaços e à escuta dos sons circundantes, tal como vividas pelos próprios e toda a população. O lançamento vai acontecer no no GrETUA, às 21h00, com uma performance que envolve alguns dos artistas, nomeadamente BJ Nilsen, Jorge Barco, Diana Combo e Hugo Branco, assim como uma mesa redonda moderada por Ana Flávia Miguel. O evento tem ainda um workshop, durante a tarde, em torno da utilização de gravações de campo em contexto artístico, orientado por Gustavo Costa (Sonoscopia). Este projeto nasceu de uma encomenda da Câmara Municipal de Aveiro e do Teatro Aveirense à editora VIC NIC, no âmbito da estratégia “Cultura em Tempos de (In)Certeza”.
Ainda na música, destaque para o concerto “Banda Amizade desconfina com José Cid e Segue-me à Capela”, uma atuação com talentos de vários campos musicais no mesmo palco, com apresentação marcada para o Centro de Congressos de Aveiro no dia 20 de junho às 17h30.
Para as famílias, está programado o espetáculo “Balbucia”, uma viagem da comunicação para os bebés, desde o simples sopro ao balbuciar, à formação da palavra e à construção da frase. Uma atividade do Animateatro para enriquecer o imaginário dos mais pequenos, marcado para 6 de junho, às 10h00 e às 11h30, no ATLAS Aveiro.
Sublinhe-se ainda uma nova sessão de leitura partilhada do ciclo “À Boca de Cena”. Desta vez, o texto a ser lido é “Civilização”, da coreógrafa e dramaturga Lígia Soares, uma obra que questiona o lugar do espetador e o conceito de liberdade. Leitura no GrETUA no dia 13 de Junho às 16h00.
A programação completa-se com as habituais sessões de cinema do ciclo “Os Filmes das Nossas Terças”, que este mês contam com filmes de várias latitudes geográficas e estilísticas. São eles “Days of Being Wild – Dias Selvagens”, de Wong Kar Wai, “Prazer, Camaradas”, de José Filipe Costa, e “As Andorinhas de Cabul”, de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec. Sessões no Centro de Congressos de Aveiro às 21h00.
Em breve o Teatro Aveirense anunciará a sua programação de verão, num ciclo que se irá iniciar a 21 de junho e se vai estender até setembro, com atividades em vários registos artísticos.
Notícias relacionadas
-
24 Fevereiro 2022
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO “AVEIRO STEAM CITY”
- Investimento superior 6 milhões de euros preparou a cidade para o futuro; Aveiro Tech City dá seguimento aos múltiplos ...Inovação | Aveiro STEAM City | NotíciasNotícias -
20 Abril 2022
COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL
SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO 25 DE ABRIL Terá lugar uma Sessão Solene comemorativa dos 48 anos do 25 de Abril de 1974 na ...Notícias