
A 29 de setembro o Teatro Aveirense apresenta “As Bruxas de Salém”, uma obra de Arthur Miller encenada por Nuno Cardoso. Esta peça marca a segunda e última etapa de um ciclo dedicado ao Teatro Nacional São João, promovido em setembro pelo Teatro Aveirense, que teve como ponto de partida o espetáculo “As Areias do Imperador”, apresentado em Aveiro nos dias 8 e 9 de setembro, numa coprodução do Teatro Aveirense com o Teatro Nacional São João, Teatro Nacional D. Maria II e outras estruturas moçambicanas e francesas.
Baseada em factos históricos, “As Bruxas de Salém” conta a história da pequena comunidade americana de Salém, onde, em 1692, mulheres e homens foram perseguidos e julgados por bruxaria. A peça estreou em 1953 e alude ao macarthismo que se vivia na época nos Estados Unidos da América. Nessa altura promoveu-se a perseguição política a diversas figuras da cultura norte-americana, incluindo a Arthur Miller. Atualmente, o encenador Nuno Cardoso encontra aí ecos que se propagam no mundo contemporâneo.
“Esta peça é uma história de fugas para a frente. Seja no século XVII, no Massachusetts puritano, seja na América macarthista da década de 1950, seja no Portugal pós-covid do seculo XXI, nós tendemos com naturalidade para a fuga. A necessária confrontação com as consequências dos nossos atos é sempre substituída por uma desculpa qualquer, uma narrativa que nos conforte e favoreça o escapismo. Assim foi com a histeria à volta das bruxas em Salém, assim foi com o medo dos comunistas nos anos 1950, assim é hoje na sociedade de praças públicas digitais, em que é mais fácil acusar do que, em silêncio, nos confrontarmos com a pegada da nossa responsabilidade”, afirma o encenador Nuno Cardoso.
Notícias relacionadas
-
20 Abril 2022
COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL
SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO 25 DE ABRIL Terá lugar uma Sessão Solene comemorativa dos 48 anos do 25 de Abril de 1974 na ...Notícias -
09 Setembro 2020
VISITAS GUIADAS À EXPOSIÇÃO “O RETRATO NAS COLEÇÕES”
- Museu de Aveiro / Santa Joana - A Câmara Municipal de Aveiro está a organizar visitas guiadas à exposição que está patente ...Notícias