No âmbito do desenvolvimento e concretização do Programa RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade), irão ser desenvolvidas diversas ações de formação e sensibilização destinadas a diferentes públicos como sejam os profissionais de restauração, comércio e serviços, e ainda de gabinetes locais de projeto.
Restauração, comércio e serviços
As ações de formação para comércio e serviços irão decorrer nos dias 22 de Janeiro (09h00 às 12h30) e 01 de Fevereiro (09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30), no Auditório do Museu da Cidade de Aveiro. Os interessados devem apenas inscrever-se numa das ações.
No que respeita às ações de formação para a área da restauração, irão decorrer no dia 22 de janeiro, das 15h00 às 18h00, no Auditório do Museu da Cidade de Aveiro.
A formação prevê a abordagem de conceitos relacionados a acessibilidade, mobilidade, barreiras, bem como dar a conhecer as vantagens do desenho universal no comércio e serviços, as normas legais aplicáveis e as boas práticas de promoção de acessibilidade.
A participação na formação é gratuita mas sujeita a confirmação.
Para mais informações e inscrições, os interessados devem utilizar os seguintes contactos: aveiro_e_teu@cm-aveiro.pt ou agir.geral@gmail.com
Gabinetes locais de projeto
As sessões de formação irão decorrer nos dias 26 de janeiro, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 (1.ª edição) e 1 de março, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 (2.ª edição), Edifício Fernando Távora, Praça da República, “Espaço A” do Núcleo de Arquitetos da Região de Aveiro.
Destina-se aos Gabinetes locais de projeto ou outros projetistas intervenientes no processo de edificação nas vertentes de planeamento urbano, de projeto e obra, nomeadamente arquitetos, engenheiros civis e urbanistas.
Esta formação para Gabinetes locais de projeto tem como objetivos: clarificar conceitos de Mobilidade Sustentável, Acessibilidade e Design Universal, enquanto critério objetivo de qualidade do espaço público; abordar a legislação aplicável em matéria de Acessibilidade num contexto de complexidade; facultar princípios, estratégias e metodologias elementares de promoção da Acessibilidade Universal.
Programa
Mobilidade, Ambiente e Ordenamento do Território
Conceitos: Sustentabilidade, Mobilidade, Acessibilidade e Desenho Universal
Breve história do urbanismo e sua influência na mobilidade e acessibilidade
Uso do solo e acessibilidade
Princípios e metodologias básicas de promoção da Acessibilidade
Promoção da Acessibilidade em Espaço público
A rua como espaço de socialização e movimento
Espaço Público
Acessibilidade Universal: características e dimensões (legislação)
A moderação de tráfego pelo desenho urbano
Mobilidade Pedonal
Características: atitudes e perceções
Mobilidade Condicionada
Comportamento e segurança