
Aveiro junta-se, no próximo sábado, 17 de maio, à celebração do “Bom Dia Cerâmica 2025”, uma iniciativa promovida a nível europeu pelo Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas (AEuCC), em articulação com a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC).
Cerca de três dezenas de cidades e vilas cerâmicas portuguesas participam nesta ação que, ao longo do fim de semana de 18 e 19 de maio, promove a cerâmica europeia em simultâneo com mais de duzentas cidades de sete países, constituindo a maior rede internacional dedicada à valorização do património cerâmico.
Pelo sexto ano consecutivo, Aveiro — membro fundador da AptCVC e atual presidente da associação e do AEuCC — organiza um programa especial, com destaque para a “Festa da Cerâmica – Ceramic Street Fest Aveiro”, que terá lugar no Mercado do Peixe, no sábado, das 10h00 às 18h00. A iniciativa reúne artistas, artesãos, instituições e empresas ligadas à cerâmica, abrangendo desde o artesanato à indústria, investigação e tecnologia.
Durante o dia, entre as 10h00 e as 12h30 e 13h30 e as 18h00, será exibido no auditório do Museu da Cidade o documentário “As sete vidas de argila”, que apresenta testemunhos de antigos trabalhadores da indústria cerâmica da região, com imagens de João Garcia Neto e som de Sofia Saldanha.
No Mercado do Peixe, às 10h30 e 15h00, decorre o workshop “A beleza da imperfeição – Kintsugi para crianças”, que introduz os participantes à filosofia Wabi-Sabi e à técnica japonesa de reparação de cerâmica, numa abordagem contemporânea. A atividade é dirigida a crianças, com envolvimento ativo dos pais, e requer inscrição prévia através do email museusdeaveiro@cm-aveiro.pt .
Às 12h00, na galeria ESTAÇÃO, será inaugurada a exposição “Licínio Pinto e Francisco Pereira, Pintores de Aveiro. Dos sais de prata ao azul cobalto”, dedicada aos artistas responsáveis por alguns dos mais emblemáticos painéis de azulejos figurativos das estações ferroviárias portuguesas. A mostra destaca o papel dos azulejos como galeria de arte pública e veículo de comunicação visual ao longo do século XX.
O programa encerra com uma visita guiada, às 15h30, no Museu da Cidade, à exposição “Barristas de Aveiro. Séculos XVI a XIX”, que reúne 135 obras originais de grandes mestres barristas, muitas delas datadas e assinadas, provenientes de coleções particulares e institucionais. A mostra oferece uma visão única do património escultórico em barro e convida o público a descobrir as obras ainda visíveis no espaço urbano aveirense.
Notícias relacionadas
-
20 Nov
NOVO CONCURSO PARA REQUALIFICAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE
Está aberto um novo concurso público para requalificação total da Capela de Nossa Senhora da Saúde, na Patela (São Bernardo), ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias -
15 Set
Câmara de Aveiro investiu 145 mil euros em reforço da sinalização horizontal
Está concluída a empreitada de reforço da sinalização horizontal, em diversos arruamentos (21) por todo o Município, em mais ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias