O novo Ferryboat 100% Elétrico “Salicórnia” chegou no dia 17 de novembro, ao terminal 1 da empresa Aveipor, junto ao Forte da Barra de Aveiro, onde, durante as próximas semanas, decorrerão os últimos testes de navegação e carregamento. A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) anunciará brevemente o momento da sua inauguração oficial e a data de entrada em operação do novo navio.
O projeto do Ferryboat Elétrico representou um investimento total da CMA (Ferryboat e Sistema de Carregamento) de cerca de 9 milhões de euros (Ferryboat e Sistema de Carregamento), tendo sido também cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão, no valor de 2,25 milhões de euros.
“Salicórnia” é o primeiro Ferryboat Elétrico a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por empresas nacionais, para servir uma região portuguesa. É também o primeiro ferry elétrico da Península Ibérica. Esta embarcação terá zero emissões de CO2, permitindo a eliminação das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo modelo em funcionamento e a diminuição do consumo energético em cerca de 30%.
A embarcação terá capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% e 30% respetivamente do que o atual ferryboat. A esta capacidade reforçada de transporte acrescenta-se o aumento do conforto para os passageiros, graças aos baixos níveis de ruído, e uma vista panorâmica 360º no piso superior, que irá permitir aos utilizadores usufruírem de imagens únicas da Ria de Aveiro e de São Jacinto.
O projeto do Ferryboat Elétrico representou um investimento total da CMA (Ferryboat e Sistema de Carregamento) de cerca de 9 milhões de euros (Ferryboat e Sistema de Carregamento), tendo sido também cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão, no valor de 2,25 milhões de euros.
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