
Lançamento do Livro “Avenida: uma história com futuro” e inaugurações do Busto do Dr. Girão Pereira; Monumento ao Poder Local / ANMP e a obra de Qualificação Urbana das Ruas de Viseu
e do Senhor dos Milagres
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresenta o programa das Comemorações do Feriado Municipal que decorre de 2 a 12 de maio, destacando-se, como habitualmente a Sessão Solene Comemorativa e a Procissão em honra de Santa Joana de Aveiro, no dia 12 de maio, segunda-feira.
Feriado Municipal
O dia 12 de maio vai iniciar com o soar dos sinos da Sé e da Igreja de Jesus.
A Sessão Solene comemorativa do Feriado Municipal terá lugar na segunda-feira, dia 12 de maio, com início às 11h30, na Praça da República, momento que contará com o Hastear da Bandeira, o Hino da Cidade de Aveiro e a Guarda de Honra, seguido, às 11h45, pela Sessão Solene e a entrega das Condecorações Honoríficas Municipais, nos Paços do Concelho.
A Eucaristia, na Sé de Aveiro, realiza-se pelas 10h00 e a procissão terá início pelas 16h00, partindo da Sé de Aveiro.
Nesse dia 12, os Museus de Aveiro estarão abertos excecionalmente e têm entrada gratuita, entre as 10h00 e as 12h30 e as 12h30 e as 18h00.
Inaugurações a 12 de maio
Para celebrar de forma especial o dia 12 de maio, a CMA tem agendada para as 19h00, a inauguração da obra de Qualificação Urbana das Ruas de Viseu e do Senhor dos Milagres, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves.
Com um investimento municipal de 1,5 milhões de euros, esta intervenção corresponde à segunda fase da requalificação urbana da envolvente ao túnel de acesso à Avenida Dr. Lourenço Peixinho, tendo como principal objetivo a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade do espaço público. A empreitada permitiu resolver os principais conflitos de circulação pedonal, viária e de estacionamento naquela zona da cidade.
No mesmo momento, será inaugurado o busto de homenagem ao Dr. Girão Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro entre 1977 e 1994. A escultura será instalada nas imediações da nova rotunda de interseção entre as Ruas de Viseu e do Senhor dos Milagres.
A cerimónia inclui ainda a inauguração do Monumento ao Poder Local / ANMP, simbolizando o reconhecimento do papel do poder autárquico democrático no desenvolvimento dos territórios.
Lançamento do Livro “Avenida: uma história com futuro”
No dia 7 de maio, pelas 18h30 será lançado o livro “Avenida: uma história com futuro” na Livraria Bertrand, uma edição da Câmara Municipal que conta a história da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, desde a sua criação até à atualidade, com destaque para a obra de requalificação feita pela CMA, inaugurada em maio de 2023, e para a nova vida da Avenida induzida por esta requalificação. O lançamento será num local emblemático da Avenida, na nova loja da Livraria Bertrand em Aveiro.
Concertos
O primeiro concerto das comemorações será no dia 2 de maio, sexta-feira, na Igreja de Jesus. Alacritas Trio, um concerto de harpa por Catarina Malcata Rebelo, violino por Mara Valente e canto pela mezzo soprano Gisela Sachse. Trata-se de um ensemble de música de câmara que dá a conhecer novas versões de obras, de vários estilos e épocas.
O Mercado do Peixe vai receber no dia 3 de maio, às 21h30, o concerto Pétala por Inês Vaz. A artista sugere-nos uma viagem narrativa e reflexiva em torno da leveza, delicadeza e simbologia metafórica de uma pétala. Com poemas de Francisco Aguirre, José Rodrigues Cardoso e Maria Teresa Horta, intercalam-se peças de Piazzolla, Brad Mehldau, Inês Vaz, Ravel, Mussorgsky e Zolotaryov, tecendo o fio condutor de uma história, nota após nota, palavra após palavra.
No dia 08 e 09, teremos dois concertos na Igreja das Carmelitas: no dia 8 de maio, pelas 19h30, o Concerto Evocativo a Santa Joana pelo Coro de Santa Joana e no dia seguinte, 9 de maio, às 21h30, Depois de Carlos Paredes com Guitarra Portuguesa, por Miguel Amaral.
No domingo, dia 11, véspera do Feriado Municipal, às 18h00, no Teatro Aveirense, terá lugar o Concerto de Homenagem a Santa Joana pela Orquestra Filarmonia das Beiras. Trata-se de um concerto com dois dos mais prestigiados músicos da região. Gonçalo Lélis irá interpretar o Concerto para Violoncelo e Orquestra de Robert Schumann, sob a direção do Maestro Pedro Neves. Ao maestro e orquestra caberá a Sinfonia Clássica de Sergey Prokofiev e a 6ª Sinfonia de Franz Schubert.
Exposições
De 2 a 15 de maio, estará patente na Praça da República, a exposição “Muralha de Aveiro”, um convite a conhecer e a percorrer o traçado e as Portas da Muralha de Aveiro, terminando na Porta do Sol, onde hoje se ergue o Monumento Evocativo da Muralha, da autoria do Arq. Siza Vieira. No dia 08 de maio, pelas 15h00, haverá uma visita guiada à exposição.
No dia 3 de maio, pelas 16h00, no Museu da Cidade, será inaugurada a Exposição “Barristas de Aveiro: Séc.XVI-XIX”, uma mostra que evidencia a importância e o valor da arte Cerâmica em Aveiro.
Já no dia 9 de maio, inaugurarão duas exposições no Museu de Aveiro / Santa Joana. Às 17h30, na Galeria da Pedra, “O meu Cristo”, de Paulo Neves”, traz a Aveiro uma Coleção de Cristos da autoria deste autor com marca relevante na arte pública da Cidade de Aveiro.
Pelas 18h30, na Sala de Exposições Temporárias, inaugurar-se-á a Exposição “Hélder Bandarra. Filho de Aveiro”, uma mostra que homenageia o artista e toda uma história familiar onde a arte foi escolha e destino partilhado.
Aveiro Craft Beer Fest
O Festival de cerveja artesanal Aveiro Craft Beer Fest realiza-se de 2 a 4 de maio no Mercado Manuel Firmino e sua envolvente. Durante estes três dias, Aveiro recebe, no Centro da Cidade, um evento único de convívio e degustação de muitas e variadas cervejas artesanais.
Open City
Para dia 10 de maio, sábado, está agendada a 4.ª edição do Open City com a realização de eventos em várias praças e espaços da Cidade, entre as 14h00 e as 19h00.
Em maio a arte e a criatividade invadem as ruas das Cidades da rede CreArt, da qual Aveiro faz parte. Assim, a Cidade transforma-se num palco aberto às mais diversas expressões artísticas. É a oportunidade de dar visibilidade a toda a comunidade artística, que demonstra a vitalidade e a diversidade cultural de Aveiro, e desta mostrar o seu trabalho ao público e à comunidade, em espaços não convencionais.
Toda a programação
A dança faz parte do programa com o já usual ECADAv - Encontro com a Dança, com a apresentação de vários grupos de dança de Aveiro. Será realizado no dia 3 de maio às 17h00 no Centro de Congressos de Aveiro.
No dia 6 maio, terça-feira, assinala-se o Dia Nacional do Azulejo com a realização de uma Oficina de modelação de barro “Como criar um azulejo?”, pelas 10h00, no Museu da Cidade. Destina-se a crianças dos 4 aos 8 anos. Da parte da tarde terá lugar a visita guiada ao “Roteiro do Azulejo de Aveiro” com ponto de partida no Museu da Cidade, às 17h00. As inscrições podem ser feitas para museusdeaveiro@cm-aveiro.pt
Destaque ainda para a realização da Assembleia Municipal Jovem nos dias 5 e 9 de maio, no edifício da Antiga Capitania, que contam com a participação de dezenas de alunos do 3.º CEB e Ensino Secundário dos Estabelecimentos de Ensino do Município de Aveiro.
Informamos ainda que, como habitualmente, de 2 a 12 de maio, o Convento de Jesus está aberto ao culto com visitação do Circuito Monumental dedicado a Santa Joana de Aveiro.
No dia 10 de maio será realizada a Regata Santa Joana/ UA, no Campus Náutico Sporting Clube de Aveiro.
Exposições
Pelas 16h00 do dia 3 de maio será inaugurada a Exposição “Os Barristas de Aveiro: séc.XVI-XIX” no Museu da Cidade. A exposição dará a conhecer o trabalho escultórico dos Barristas de Aveiro, cuja obra mereceu destaque na produção artística nacional. Evocando as maiores devoções aveirenses, bem modeladas e com belíssimas policromias, são sobretudo provenientes de coleções privadas e do Museu Nacional de Arte Antiga, apresentando-se em conjunto pela primeira vez e convidando à visita à cidade onde estes magníficos trabalhos estão presentes.
No domingo, 4 de maio, das 15h00 às 17h00, as ruas da Cidade vão receber o grupo Gooze, um grupo de nove amigos com um conceito de concerto festivo, representa uma nova imagem para as brass bands. Da magnificência do palco à crueza da rua, não há limites para onde levam a música e energia. Por entre o brilho dos metais e a pulsação rítmica da percussão, ecoa um som vibrante e refrescante.
Sexta-feira, dia 9 de maio, serão inauguradas duas Exposições, no Museu de Aveiro / Santa Joana:
17h30 - “O Meu Cristo”, de Paulo Neves, Galeria da Pedra.
18h30 - “Hélder Bandarra: Filho de Aveiro”, Sala de Exposições Temporárias. O conceituado artista Aveirense Hélder Bandarra apresenta uma seleção de obras diversificada que atravessam a sua carreira revelando as suas várias facetas artísticas.
O programa completo pode ser consultado aqui. Participe e acompanhe tudo nas redes sociais do Município.
Notícias relacionadas
-
20 Nov
NOVO CONCURSO PARA REQUALIFICAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE
Está aberto um novo concurso público para requalificação total da Capela de Nossa Senhora da Saúde, na Patela (São Bernardo), ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias -
11 Out
Edição de outubro do Boletim Municipal
Vimos por este meio informar que se encontra disponível on-line a edição de outubro do Boletim Municipal objetivando a ...Notícias