Desde o início do séc. XX existiam nesta zona da Praça de Melo Freitas/ Arcos, conhecida como “Debaixo dos Arcos”, bancas de engraxador, que faziam parte da identidade de Aveiro.
Para homenagear os ofícios tradicionais, e recuperar o brilho dos engraxadores de Aveiro, foi concretizado este projeto de uma nova banca feita pela Larus (design Jorge Trindade). A intervenção teve em consideração a envolvente Arte Nova e as emblemáticas arcadas.
Trata-se de homenagem e estímulo à preservação do património imaterial da Cidade, integrado nas Biografias de Aveiro, devolvendo à Cidade um dos ícones mais emblemáticos da sua paisagem urbana, e estimulando a nova geração a abraçar esta profissão tão identitária.
Até ao final de 2024 será lançada uma Hasta Pública para a concessão do espaço, de modo a que o mesmo entre em funcionamento no início de 2025.
Até lá, a instalação Banca dos Engraxadores dos Arcos fica instalada no seu lugar de sempre, uma peça evocativa de homenagem a todos os engraxadores de Aveiro.

Notícias relacionadas
-
10 Mai
Aveiro apresenta festa de música e dança criada pela comunidade e para a ...
O evento já está a ser preparado, com oficinas de construção e decoração de um coreto, assim como workshops de dança para ...Notícias -
02 Out
Criadores internacionais fundem arte e tecnologia para celebrar a beleza do ...
PRISMA / Art Light Tech leva a vários espaços da cidade de Aveiro propostas de arte contemporânea com projeções, instalações e ...Notícias