Aveiro junta-se, no próximo sábado, 17 de maio, à celebração do “Bom Dia Cerâmica 2025”, uma iniciativa promovida a nível europeu pelo Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas (AEuCC), em articulação com a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC).
Cerca de três dezenas de cidades e vilas cerâmicas portuguesas participam nesta ação que, ao longo do fim de semana de 18 e 19 de maio, promove a cerâmica europeia em simultâneo com mais de duzentas cidades de sete países, constituindo a maior rede internacional dedicada à valorização do património cerâmico.
Pelo sexto ano consecutivo, Aveiro — membro fundador da AptCVC e atual presidente da associação e do AEuCC — organiza um programa especial, com destaque para a “Festa da Cerâmica – Ceramic Street Fest Aveiro”, que terá lugar no Mercado do Peixe, no sábado, das 10h00 às 18h00. A iniciativa reúne artistas, artesãos, instituições e empresas ligadas à cerâmica, abrangendo desde o artesanato à indústria, investigação e tecnologia.
Durante o dia, entre as 10h00 e as 12h30 e 13h30 e as 18h00, será exibido no auditório do Museu da Cidade o documentário “As sete vidas de argila”, que apresenta testemunhos de antigos trabalhadores da indústria cerâmica da região, com imagens de João Garcia Neto e som de Sofia Saldanha.
No Mercado do Peixe, às 10h30 e 15h00, decorre o workshop “A beleza da imperfeição – Kintsugi para crianças”, que introduz os participantes à filosofia Wabi-Sabi e à técnica japonesa de reparação de cerâmica, numa abordagem contemporânea. A atividade é dirigida a crianças, com envolvimento ativo dos pais, e requer inscrição prévia através do email museusdeaveiro@cm-aveiro.pt .
Às 12h00, na galeria ESTAÇÃO, será inaugurada a exposição “Licínio Pinto e Francisco Pereira, Pintores de Aveiro. Dos sais de prata ao azul cobalto”, dedicada aos artistas responsáveis por alguns dos mais emblemáticos painéis de azulejos figurativos das estações ferroviárias portuguesas. A mostra destaca o papel dos azulejos como galeria de arte pública e veículo de comunicação visual ao longo do século XX.
O programa encerra com uma visita guiada, às 15h30, no Museu da Cidade, à exposição “Barristas de Aveiro. Séculos XVI a XIX”, que reúne 135 obras originais de grandes mestres barristas, muitas delas datadas e assinadas, provenientes de coleções particulares e institucionais. A mostra oferece uma visão única do património escultórico em barro e convida o público a descobrir as obras ainda visíveis no espaço urbano aveirense.

Notícias relacionadas
-
07 Jan
ACHADO DO MONUMENTO AOS MORTOS DA GRANDE GUERRA
- Obra de requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho - No decorrer dos trabalhos de relocalização do monumento aos ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias -
05 Mai
Lançamento do livro “Avenida: uma história com futuro” assinala nova vida da ...
No próximo dia 7 de maio, quarta-feira, às 18h30, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresenta na Livraria Bertrand, o ...Notícias