
- No largo do Mercado Manuel Firmino de 3 a 27 de abril -
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril evocam o III Congresso da Oposição Democrática com exposição no largo do Mercado Manuel Firmino, junto ao antigo Cineteatro Avenida, local simbólico onde o encontro teve lugar há 52 anos. A exposição está patente em espaço público e pode ser visitada até ao dia 27 de abril.
Organizado entre 4 e 8 de abril de 1973, cerca de um ano antes da queda da ditadura, o III Congresso da Oposição Democrática teve como principal objetivo preparar um programa comum e listas unitárias para enfrentar, nas eleições para a Assembleia Nacional, a Ação Nacional Popular – nova designação da União Nacional, o partido único do regime fundado em 1932.
Realizado na sequência de dois anteriores congressos “republicanos” (Aveiro, 1957 e 1969), o encontro procurou congregar diferentes correntes ideológicas e políticas, de várias gerações e tendências, incluindo militares que, um ano depois, participariam na Revolução dos Cravos.
A exposição III Congresso da Oposição Democrática: 50 anos depois é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, realizada em parceria com a CMA.
Notícias relacionadas
-
08 Abril 2021
OBRA “LIBERDADE” DE VIEIRA DA SILVA EM BRUXELAS
“Liberdade”, de Maria Helena Vieira da Silva, obra da Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português em depósito na Câmara ...Notícias -
18 Julho 2019
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MERCADO MANUEL FIRMINO
O horário do Mercado Manuel Firmino será alterado: passa a estar aberto ao público mais uma hora por dia, das 7h00 às 20h00, ...Notícias