A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) inaugurou na passada esta sexta-feira, dia 2 de fevereiro o novo Ferryboat 100% Elétrico “Salicórnia”. O evento realizou-se no interior do navio, no cais de embarque, junto à Avenida Marginal, em São Jacinto, e contou com a presença do Presidente da Câmara José Ribau Esteves.
Marcaram também presença, a Madrinha do Salicórnia e Gestora do POSEUR, Dra. Helena Azevedo, os Responsáveis da Navaltagus / ETE, empresa construtora, e os Responsáveis da ETAC / Transdev, empresa responsável pela concessão de transportes do Município de Aveiro, AVEIROBUS.
A Sessão Pública de inauguração contou com uma viagem inaugural com partida e chegada no cais de embarque de São Jacinto e aberto à população que se associaram ao momento de inauguração do novo Ferryboat Elétrico.
Entrada em operação do “Salicórnia”
O novo Ferryboat Salicórnia entra em funcionamento normal e regular pelas 16h20, em São Jacinto, em regime gratuito até ao final desse dia de sexta-feira, partilhando com todos os passageiros, a festa da sua inauguração e ativação.
No dia seguinte, sábado, dia 3 de fevereiro, o “Salicórnia” inicia a sua atividade regular e permanente, de acordo com os horários e tarifários em vigor.
Durante os três primeiros meses de operação do “Salicórnia” e devido à necessidade de monitorização técnica permanente do navio nesta primeira fase, o antigo Ferryboat “Cale de Aveiro” ficará disponível para garantir a manutenção do serviço, sempre que se verificar necessidade de realizar operações técnicas com o novo Ferryboat Elétrico, em regime de estaleiro. Trata-se de um procedimento normal e devidamente previsto para este tipo de embarcação e tecnologia inovadora utilizada.
“Salicórnia” é o primeiro Ferryboat 100% elétrico a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por empresas nacionais, para servir uma região portuguesa. É também o primeiro ferry elétrico da Península Ibérica e do Sul da Europa. Esta embarcação tem zero emissões de CO2, permitindo a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo modelo em funcionamento, diminuindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético.
O navio tem capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% e 30% respetivamente do que o atual ferryboat.
A esta capacidade reforçada de transporte acrescenta-se o aumento do conforto para os passageiros, graças aos baixos níveis de ruído, e uma vista panorâmica 360º no piso superior, que irá permitir aos utilizadores usufruírem das paisagens únicas da Ria de Aveiro e de São Jacinto.
O projeto do Ferryboat Elétrico representou um investimento total da CMA (Ferryboat e Sistema de Carregamento) de cerca de 9 milhões de euros (Ferryboat e Sistema de Carregamento), tendo sido também cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão, no valor de 2,25 milhões de euros.
Notícias relacionadas
-
20 Novembro 2020
NOVO CONCURSO PARA REQUALIFICAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE
Está aberto um novo concurso público para requalificação total da Capela de Nossa Senhora da Saúde, na Patela (São Bernardo), ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias -
25 Outubro 2023
Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com várias exposições, ...
Projeto do Museu da Bienal de Aveiro será apresentado na cerimónia de abertura, agendada para o próximo sábado, dia 28 de ...Notícias