


A Câmara Municipal de Aveiro associou-se, mais um ano, às Jornadas Europeias do Património, iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, que decorrem até ao dia 3 de outubro, subordinadas ao tema “Património Inclusivo e Diversificado”.
Neste sentido são promovidos espetáculos em espaços Municipais e diferentes atividades de Serviços Educativos nos Museus de Aveiro.
Na Praça da República / ATLAS Aveiro pôde ser apreciada “Atlas 2.0 – religação entrópica”, Instalação de Luz no Património por Henrique Vilão. Aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro um acontecimento, único e irrepetível, que marcou o início do período de exibição e ligou toda a instalação. Este projeto procurou estabelecer uma relação profunda entre a luz e o Edifício Atlas, com o intuito de dar a ver a arquitetura deste local histórico de Aveiro, da autoria de Fernando Távora.
A luz foi o recurso central desta iniciativa, uma proposta imersiva que conjugou a arte contemporânea e os lugares de maior relevância patrimonial das cidades do Eixo Cultural A25. Terá lugar também nas Cidades de Viseu e da Guarda.
Na sexta-feira, dia 24 de setembro, foi apresentado o espetáculo “Diário de uma Pandemia” da autoria de Gerson Batista e interpretado por Inês Filipe no Centro de Congressos.
Tratou-se de um espetáculo musical e visual com recurso a música eletroacústica para piano, arte visual e multimédia, onde o público teve oportunidade de viajar por um mundo sonoro e visual, que foi capaz de o envolver e transportar ao espírito do momento. Um projeto apoiado pela CMA através da Open Call para apoio a Projetos de Criação Artística, no âmbito do Programa “Cultura em Tempos de (In)Certeza”.
Na semana seguinte, dia 1 de outubro, sexta-feira, com sessões às 16h00, 17h00 e 18h00, será exibido o espetáculo “Inside Door – Movimento Silencioso” na escadaria Atlas/Aveiro. Tem entrada livre, por ordem de chegada, limitada à lotação do espaço.
“Inside Door-Movimento Silencioso” é um projeto de instalação artística que promove a arte em época de pandemia. Os bailarinos instalam-se no espaço e a criação que apresentam utiliza o movimento que trabalham com o silêncio, desenvolvendo pequenos espetáculos de 30 minutos. É um projeto de ÁLVARO RIBEIRO apoiado também pela CMA através da Open Call para apoio a Projetos de Criação Artística, no âmbito do Programa “Cultura em Tempos de (In)Certeza”
Igualmente no dia 1 de outubro, pelas 19h00, a Igreja das Carmelitas recebe “Há Noite nas Carmelitas”. Um recital de Clarinete e Piano por Samuel Marques e Dana Radu. Terá entrada livre, por ordem de chegada, limitada à lotação do espaço
Neste recital de clarinete e piano, o clarinetista Samuel Marques e a pianista Dana Radu irão interpretar um programa eclético, onde coexistirão obras de compositores portugueses contemporâneos a par de repertório (neste caso francês) mais tradicional e de grande relevância para os instrumentos em causa. Este projeto faz parte da Open Call para apoio a Projetos de Criação Artística, do Programa “Cultura em Tempos de (In)Certeza” da CMA.
Atividades de Serviços Educativos
Nos dias 24, 28, 30 de setembro e 2 de outubro, sempre às 10h00, terá lugar a visita ao Museu da Cidade “Aveiro somos todos nós!” Partindo da exposição permanente explora-se a cidade e os registos que a História dela deixou, mostrando a diversidade das pessoas e da forma como o espaço urbano tem vindo a ser utilizado. A visita é complementada com a exposição temporária Escrito Sob o solo, reveladora dos vestígios materiais da ocupação do território.
Destina-se ao público em geral.
“Botica Conventual” é a proposta de uma visita com extensão ao Parque Infante D. Pedro onde os participantes são levados a colher algumas plantas para um herbário e, simultaneamente, conhecerão a personagem que dá nome ao Parque e a sua relação familiar com a Princesa Santa Joana, sua sobrinha. A atividade termina no Museu de Aveiro / Santa Joana. Vai acontecer nos dias 25 de setembro, 2 de outubro às 15h00 e no dia 3 de outubro às 11h00. Destina-se a famílias. As inscrições poderão ser feitas através do mavsj@cm-aveiro.pt
Também para famílias serão promovidas visitas “Safari dos animais”. Inicia-se com a visita do “Safari dos Animais” [jogo], seguindo depois para o espaço infantil e juvenil da Biblioteca, escolhendo histórias de Sophia de Mello Breyner / Ducla Soares / O Cuquedo de Clara Cunha … sobre animais fantásticos, tais como a Fénix, os Leões, as Águias, Touros e Serpentes, Dragões e outros encontrados nas coleções do Museu de Aveiro / Santa Joana. Será desenvolvida nos dias 2 de setembro e 2 de outubro às 11h00. Inscrições em mavsj@cm-aveiro.pt
No dia 2 de outubro, pelas 10h00, vai realizar-se a visita à exposição Escrito Sob o Solo e Caminhar Sobre a Muralha. Após a introdução na exposição “Escrito sob o Solo”, partimos para a exploração da cidade, calcorreando o percurso da muralha e a relevância dos trabalhos arqueológicos para conhecer a memória e como ainda hoje molda o urbanismo.
Destina-se ao público em geral e é sujeito a inscrição prévia (museucidade@cm-aveiro.pt).
À mesma hora e dia, mas no Museu da Cidade terá lugar o atelier “Cerâmica em estado líquido” onde se irá trabalhar a nobre porcelana e sentir a suavidade desta pasta cerâmica, que na forma de barbotina tem toque de seda, envolvendo as folhas, plantas, ramos e flores, que vão ficar imortalizadas pela cerâmica em estado líquido.
Esta ação destina-se a famílias e é sujeita a inscrição prévia (museucidade@cm-aveiro.pt)
Notícias relacionadas
-
07 Março 2022
FEIRA DE MARÇO 2022 COMEÇA SEXTA FEIRA
25 de março a 25 de abril | Parque de Feiras e Exposições de Aveiro A maior mostra económica da Região Centro e um dos ...Notícias -
20 Novembro 2020
NOVO CONCURSO PARA REQUALIFICAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE
Está aberto um novo concurso público para requalificação total da Capela de Nossa Senhora da Saúde, na Patela (São Bernardo), ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias