



54 utentes e 10 funcionários de quatro instituições do Município sobem ao palco do Teatro Aveirense para um concerto baseado nas suas memórias. A entrada é gratuita.
Idosos de quatro lares de Aveiro cocriaram um espetáculo que cruza as suas lembranças individuais e a cultura local, sob a orientação artística da Orquestra Sem Fronteiras, para um projeto da Capital Portuguesa da Cultura. A apresentação deste concerto, protagonizado por utentes e funcionários destas instituições, terá lugar a 8 de dezembro, às 15h, no Teatro Aveirense. A entrada é gratuita.
A iniciativa Cantar o Lar teve como objetivo levar a música e a cocriação a quatro lares aveirenses – Centro Social Santa Joana Princesa; Centro Paroquial S. Bernardo; Florinhas do Vouga; e Fundação Casa do Pessoal Segurança Social e Saúde do Distrito de Aveiro –, bem como promover o bem-estar físico e psicológico dos idosos destas instituições.
Depois de uma primeira apresentação em junho, o projeto regressa agora com um novo espetáculo, desenvolvido ao longo dos últimos seis meses por 82 utentes e 11 funcionários dos lares, em parceria com uma equipa da Orquestra Sem Fronteiras, organização cujo direção musical está a cargo de Martim Sousa Tavares.
Será um concerto cujas seis canções têm temáticas ligadas a Aveiro: desde o moliceiro, ao sal e aos paraquedistas de São Jacinto, passando pelas procissões e pelas rivalidades entre bairros. Um espetáculo baseado nas memórias e experiências de vida dos idosos e que reflete a identidade coletiva do Município.
No domingo, estarão em palco 54 utentes e 10 colaboradores, acompanhados por um pianista e um baterista e com imagens do Arquivo da Câmara de Aveiro em pano de fundo.
O projeto Cantar o Lar faz parte do Breaking Walls, um dos programas de participação da programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, que pretende criar uma ponte entre instituições, comunidades e artistas, interligando o conhecimento, a força e a capacidade criativa de todos.
Notícias relacionadas
-
11 Janeiro 2024
Aveiro 2024 recebe o espetáculo “Galochas” para toda a família
O projeto de Martina Griewank Ambrózio é um convite à criatividade, em que as galochas são muito mais do que umas simples ...Notícias -
27 Março 2024
Conferência Cultura e Identidade agendada para 24 de abril
A primeira grande Conferência de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, previamente agendada para 27 de março, foi ...Notícias