






A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) associou-se à “Smart Cities Tour 2019”, e recebeu ontem, terça-feira, no Parque de Exposições de Aveiro, a segunda sessão desta iniciativa dedicada ao tema “Mobilidade Suave”.
No discurso de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, deu nota da situação de Aveiro, "complexa mas encantadora, estamos na linha da frente das Smart Cities com a execução do projecto UIA "Aveiro STEAM City" e ao mesmo tempo temos ainda que garantir a consolidação da recuperação financeira e organizacional da Câmara e expandir ou qualificar redes de serviços básicos e qualificação de espaço urbano que não foram foi feitos na devida altura".
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), através da Secção Cidades Inteligentes, e em parceria com a NOVA Cidade, é a entidade responsável pela organização da terceira edição da “Smart Cities Tour 2019”, uma iniciativa de âmbito nacional, que prevê a realização de sete workshops temáticos.
O objetivo para a sessão em Aveiro foi promover a partilha de boas práticas entre municípios, unidades do sistema científico e empresas de diferentes setores, relativas ao tema da Mobilidade Suave.
O programa desta sessão contou com a presença de representantes de entidades muito diversificadas, nomeadamente: a Câmara Municipal de Aveiro, Coimbra, Vila Real e Cascais, a Universidade de Aveiro, Altice Labs, Instituto de Telecomunicações, EDP Distribuição, CTT, M.PT e Wavecom.
Tour passa por todo o país
O primeiro encontro ocorreu em Faro, e para além da sessão dinamizada em Aveiro, estão ainda previstas as seguintes sessões: “Cidade como Plataforma” (27 de fevereiro, em Lisboa), “Cidade Circular” (19 de março, em Vila Real), “Cidade Inclusiva” (28 de março, em Setúbal), “Alterações Climáticas” (5 de abril, em Ponta Delgada), “Happy City” (8 de maio, no Funchal). A “tour” irá terminar com a “Cimeira dos Autarcas”, a realizar no evento “Portugal Smart Cities Summit”, de 21 a 23 de maio, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.