No âmbito do Parque da Sustentabilidade, está a ser instalado no Rossio, o estaleiro de obra para a construção da Ponte Pedonal sobre o Canal Central que irá ligar o Rossio ao Alboi, através do Cais do Paraíso.
As obras já se iniciaram e prevê-se que a empreitada esteja concluída até meados de julho de 2012. O gabinete de arquitetura Kit Powell Williams e a empresa de engenharia Buro Happold apresentaram recentemente esta imagem 3D do projeto.
Ligar as duas margens da Ria de Aveiro e com isso permitir uma ligação direta entre o Jardim do Rossio e o a Baixa de Santo António (e por conseguinte, ao Parque Infante D. Pedro) é uma das vantagens que a nova ponte sobre o Canal Central irá trazer aos Aveirenses que habitualmente circulam a pé nesta zona.
Sendo o Jardim do Rossio a maior área verde da freguesia da Vera Cruz, tornou-se imperativo fazer a sua união àqueles que são os espaços nobres da freguesia vizinha da Glória: Baixa de Santo António e Parque Infante D. Pedro. Várias razões justificam a necessidade de unir as duas margens da ria e prendem-se, sobretudo, com as vivências de cada uma das zonas, priviligiando a circulação pedonal quer seja durante o dia ou até mesmo durante a noite.
Do lado do Rossio, na margem norte da Ria, a proximidade com a Praça do Peixe, palco de atividades urbanas, nomeadamente a maior concentração de restaurantes e bares, e do Canal de São Roque, fazem desta zona da cidade um dos destinos preferenciais para o lazer urbano. Destaque-se ainda o facto desta ser uma área servida de estacionamento automóvel, o que permite parquear e percorrer a pé todo o centro tradicional da cidade.
Já na margem Sul, o Canal do Paraíso, o Largo do Alboi e a Baixa de Santo António, criam, no seu todo, um dos grandes eixos pedonais muito utilizado em particular pelos utentes da Universidade mas também pelos da escola João Afonso, Hospital Infante D. Pedro e Gulbenkian, a título de exemplo.
Recorde-se que no âmbito do Programa Polis, já haviam sido construídas outras pontes sobre a Ria, nomeadamente no Canal de São Roque e no Cais da Fonte Nova, tendo o seu Plano de Urbanização previsto a construção de novos atravessamentos, nomeadamente nesta zona entre o Rossio e o Alboi.
Características do Projeto
Esta ponte que irá assumir uma altura de 3 metros na parte mais elevada, terá ainda na sua parte mais espessa, 45 cms.
A nova ponte será construída em betão, mas todos os restantes elementos serão pré-esforçados e pré-fabricados, de modo a minimizar o impacto da construção no parque envolvente e sobre o canal. Nenhuma parte da estrutura será apoiada no canal propriamente dito e os muros permanecerão intactos.
Os encontros e as escadas respondem aos mais altos critérios de sustentabilidade e poupança de energia e são compostos por elementos singulares, tendo sido criados numerosos pontos de acesso às rampas e ao tabuleiro da ponte com um elevado grau de economia de material.
O uso de betão aparente como passeio reduz as necessidades de manutenção, evitando a execução de trabalho temporário acima da água do canal.
As rampas de acesso ao tabuleiro são suportadas em pontos intermédios onde se localizam escadas de acesso. Na margem sul, a rampa inicia a curva do canal, criando uma ligação à futura passagem pedonal sob a Ponte da Dubadoura. Na margem norte, a rampa de acesso à ponte inicia igualmente na curva do canal. Este é o ponto mais distante de qualquer das ruas adjacentes, o que confere a máxima relevância à ponte pedonal como um componente do desenvolvimento do Parque da Sustentabilidade.