Boas Festas em Aveiro
O culto a São Gonçalo encontra-se em diversas povoações do norte de Portugal, a mais conhecida das quais é Amarante no concelho do Porto, de que é orago e onde teria falecido em meados do século XIII. A autorização de prestar culto público a S. Gonçalo, nomeadamente nos altares, data de 1551. Mais tarde, já em 1561, a beatificação é promulgada. O culto expandiu-se por povoações durienses, alcançando, a norte, a bacia do rio Minho e, a sul, a bacia do rio Vouga. Os textos hagiográficos surgem apenas a partir do século XVI, a maior parte dos quais de autoria dominicana, ordem a que S. Gonçalo possivelmente pertencera.
Em Aveiro, a Festa e o Culto assumem características particulares, sendo o Beato carinhosamente tratado pelo diminutivo de Gonçalinho e podendo associar-se a expressão “nosso menino”. A celebração decorre ao longo de vários dias, tomando como referência o 10 de Janeiro, dia do falecimento do santo. S. Gonçalinho entra no role de santos casamenteiros.
Neste âmbito, o programa de conferência e exposição que introduza as várias expressões que o culto de São Gonçalo adquire em Portugal, de Amarante a Lagos, nomeadamente as expressões musicais.
14h00
Entrada livre
Tel. 234 406 485 | museucidade@cm-aveiro.pt
