Object reference not set to an instance of an object. Câmara municipal de Aveiro- Página de entrada
Mensagem do presidente
 
Aveiro Cidade dos CanaisCentro Municipal de Interpretação AmbientalPrograma de Ação Educativa do Município de AveiroGabinete de Inserção ProfissionalXIII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2017Feche a Torneira
Boletim Municipal
Agenda Teatro Aveirense
 
Biblioteca Municipal
Mercados e Feiras
Museus da Cidade
Aveiro Jovem Criador
Gabinete de Atendimento Integrado (GAI)
Sistema Gestão Escolar
Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro
Notícias

O período de seleção das propostas “Viva a Cidade” terminou, tendo sido selecionadas 7 propostas, que serão desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2018. 
 
O Programa pretende promover uma cultura de participação e cidadania ativa e, apesar de estar na sua primeira edição, recebeu 17 candidaturas representativas de diferentes temáticas, grupos etários e sociais, estando distribuídas geograficamente na Área de Reabilitação Urbana.
 
Face às normas do regulamento, foram excluídas 5 propostas, ficando admitidas 12 propostas que foram analisadas pelos membros do júri.

O júri, composto por membros representantes da Câmara Municipal de Aveiro (2 elementos) da Universidade de Aveiro (1), da população eleitora (1) e da população jovem (1), reuniu no mês de dezembro e, face aos critérios definidos pelo programa, propôs a seleção de 7 propostas. Da análise, e face às diferentes estratégias e ações previstas pelo Município, bem como alguns constrangimentos existentes, o júri estabeleceu algumas condicionantes que deverão ser consideradas no desenvolvimento das propostas.
 
A pertinência dos projetos, nomeadamente dos que não foram selecionados, reforça a relevância da iniciativa e a importância de envolvimento da comunidade no desenvolvimento e implementação das intervenções.
 
Durante o mês de janeiro, serão dinamizadas as reuniões de arranque para o desenvolvimento dos projetos e dinâmicas, já com a presença da entidade externa que irá apoiar a execução técnica das propostas. Nesse momento, serão apresentadas as propostas, para que todos os interessados possam participar nas reuniões de trabalhos que se irão seguir. 
 
Centro2020
O programa Viva a Cidade apoia intervenções de pequena escala para a qualificação dos espaços, através do envolvimento da comunidade na revitalização e dinamização das áreas de intervenção, promovendo a sua apropriação. É uma iniciativa que está integrada na Tipologia de Intervenção “Qualificação do Espaço Urbano no Centro Histórico de Aveiro – Reforço das Vivências Urbanas” do Plano de Ação Integrado de Regeneração Urbana (PARU) que é parte integrante do PEDUCA - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro. Este programa é, assim, apoio por fundos da União Europeia, através do Programa C2020, sendo cofinanciado em 172.815€ pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
 
Breve Descrição dos projetos Selecionados:

Minibiblioteca Livre Casa dos Sonhos 
Projeto de participação coletiva de incentivo à leitura e cultura. Os livros são de uso público, porém a responsabilidade sobre eles é de cada um.

Parque Infantil da Bicicleta
Este projecto pretende promover e incentivar a utilização da bicicleta introduzindo-a desde cedo na vida das crianças da cidade de Aveiro e de quem a visita. Com este parque pretende-se que de forma lúdica e descontraída, num espaço de encontro de amigos e famílias, as crianças aprendam não só a andar de bicicleta mas também adquiram competências chave relacionadas como a sua utilização como:  equilíbrio, partilha do espaço, controle e domínio na utilização da bicicleta, concentração, motricidade, autoconfiança, etc.  

Canal de São Roque | Uma nova centralidade
Canal de São Roque | Uma nova centralidade” é um programa de inovação social para o Bairro da Beira Mar, que visa envolver a comunidade para definir e implementar uma intervenção no espaço público, que dote a cidade de uma nova centralidade, capaz de provocar encontros, reforçar pertenças e alavancar a reabilitação urbana da cidade.

Bairro do Liceu | Uma comunidade de memórias
Realização de uma intervenção colaborativa nos espaços públicos do Bairro do Liceu, valorizando os seus elementos urbanísticos, a sua identidade e as relações de vizinhança.

Parque Canino de Aveiro
O Parque Canino de Aveiro será um espaço vedado, dotado de elementos para exercícios de agilidade e obediência, para que os animais de companhia (cães) possam correr, brincar soltos e conviver, proporcionando o seu exercício e socialização, sempre sob a supervisão dos seus detentores. Este espaço permitirá a convivência e educação animal, fomentando a posse responsável de animais domésticos e garantindo a sua protecção e bem-estar.

Santiago ConVida 
Iniciativa que visa revitalizar o Jardim entre a Rua de Espinho e a Rua Nova, através da mobilização comunitária e da realização de pequenas intervenções urbanas que transformem o Jardim num espaço mais agradável para a prática de atividades educativas, desportivas, artísticas, culturais e de lazer.

Rua Verde
Complementando as intervenções previstas no PEDUCA para a área da R. Cândido dos Reis, o projeto "RUA VERDE", que se pretende de criação de áreas de convívio, de descanso e interação entre residentes, trabalhadores dos espaços comerciais e outros, terá uma função social relevante, tanto no embelezamento dos espaços - ecopontos sociais e animal - como na criação de espaços de vizinhança partilha e interajuda promovendo o desenvolvimento do bem comum.

Você é o Visitante nº:
12786696
Copyright - Todos os Direitos > 2011 Câmara Municipal de Aveiro
1024x780