Object reference not set to an instance of an object. Câmara municipal de Aveiro- Página de entrada
Mensagem do presidente
 
Aveiro Cidade dos CanaisCentro Municipal de Interpretação AmbientalPrograma de Ação Educativa do Município de AveiroGabinete de Inserção ProfissionalXIV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2019
Boletim Municipal
Agenda Teatro Aveirense
 
Peduca
botao_bma.jpg
botao_mercados_feiras.jpg
botao_museu_cidade.jpg
Mãe de Água
CCA_header.jpg
gai.jpg
SGE.jpg
Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro
Home
XIII Bienal Internacional de Cerâmica 2017

Terminou no passado dia 4 de dezembro a XIII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com um crescimento na ordem dos 13,9 por cento de visitantes face aos números da edição de 2015.

Durante as seis semanas em que esteve aberto ao público, o evento foi visitado por mais de 14.000 pessoas (como se pode comprovar, na informação abaixo), que percorreram as diversas exposições e instalações artísticas e que participaram nos vários workshops, seminários e iniciativas que se integram no programa. Do público especializado em que se integraram os grupos provenientes de instituições de ensino vocacionadas para as artes e para a cerâmica em particular, a par com os participantes no seminário promovido pela Sociedade Portuguesa da Cerâmica e do Vidro, até aos não menos importantes visitantes individuais e aos curiosos que “pondo a mão na massa” sob orientação de artistas reconhecidos quiseram conhecer mais sobre algumas das técnicas de produção de cerâmica, a Bienal de 2017 alargou a esfera do seu público. 
 
A XIII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro teve ainda uma nota muito positiva no que se refere à adesão de artistas muito superior à edição anterior, e que marca a retoma da participação internacional (19 países) tendo-se rececionado candidaturas e sido seleccionados artistas dos vários continentes (Europa, América, África e Ásia). 
 
Também ao nível do envolvimento de outras entidades a edição de 2017 marcou um avanço que será necessário explorar e intensificar nas edições futuras. 
 
A participação de entidades da área cultural e do sector do conhecimento e inovação e ainda da indústria, revelou-se uma mais-valia no alargar de horizontes no que respeita à organização deste certame bianual que valoriza Aveiro como região primeira na arte e na inovação em cerâmica. 
 
No seu todo, a Bienal representa um factor decisivo para a afirmação de Aveiro como a capital nacional da cerâmica artística, para além de ser um forte indicador do papel que a cerâmica detém no mundo da criação artística internacional.

XIII Bienal Internacional de Cerâmica em números

Concurso

Artistas candidatos

125

52 artistas portugueses

73 artistas internacionais,

19 países (Bélgica, Espanha, Itália, Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslovénia, Reino Unido, Alemanha, Turquia, China, Taiwan, Ucrânia, Áustria, Roménia, África do Sul, Egito, Hungria, Coreia do Sul e Argentina)

Obras candidatas

196

 

Artistas selecionados

71

3 não enviaram peças

Obras selecionadas

99

 

Obras expostas

87

Um pequeno grupo de artistas optou por não enviar as suas peças ou só enviou uma delas

Prémios atribuídos

3

 

Menções honrosas

7

2 portugueses e 5 internacionais

Exposições

 

8

 

Instalações artísticas

 

4

 

Workshops e seminários

 

6

 

Visitas temáticas

 

4

 

Espectáculos

 

1

Concerto inaugural pela OFB

 

 

 

 

 

Participantes/público

 

14.308

 

Você é o Visitante nº:
15073226
Copyright - Todos os Direitos > 2011 Câmara Municipal de Aveiro
1024x780