Object reference not set to an instance of an object. Câmara municipal de Aveiro- Página de entrada
Mensagem do presidente
 
Aveiro Cidade dos CanaisCentro Municipal de Interpretação AmbientalPrograma de Ação Educativa do Município de AveiroGabinete de Inserção ProfissionalXIV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2019
Boletim Municipal
Agenda Teatro Aveirense
 
Peduca
botao_bma.jpg
botao_mercados_feiras.jpg
botao_museu_cidade.jpg
Mãe de Água
CCA_header.jpg
gai.jpg
SGE.jpg
Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro
Ambiente

A Praia de São Jacinto, única praia do concelho de Aveiro, é consecutivamente galardoada com a Bandeira Azul desde o ano de 2006. Trata-se de um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios, divididos em 4 grupos: informação e educação ambiental; qualidade da água; gestão ambiental e equipamentos; segurança e serviços. Este programa é coordenado a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Mais informações sobre o programa Bandeira Azul podem ser obtidas em http://bandeiraazul.abae.pt/

Consulte aqui o Código de Conduta na Praia.

No âmbito do programa Bandeira Azul, a Câmara Municipal e diversos parceiros promovem a realização de diversas atividades de educação ambiental. Consulte aqui a programação para o ano de 2018.

Para além do galardão Bandeira Azul, em 2018 a Praia de São Jacinto foi novamente galardoada pelo programa ‘Praia Acessível – Praia Para Todos!’, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.. Este Programa visa promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, designadamente o disposto sobre a matéria no Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto, bem como da Lei n.º 46/2006, de 28 de Agosto (Lei da não discriminação) e da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada por Portugal em 2009. A Praia de São Jacinto assegura as condições de acessibilidade que viabilizam a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

As condições de cumprimento obrigatório que determinam a atribuição da classificação de "acessível" à Praia de São Jacinto, permitindo o hastear do respetivo galardão, são as seguintes:
  • Acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, a partir da via pública envolvente;
  • Estacionamento ordenado e com lugares reservados para viaturas ao serviço das pessoas com deficiência;
  • Acesso pedonal, através de percurso acessível, até à zona de banhos de sol e o mais próximo possível da zona de banhos (caso existam desníveis, os degraus terão de ser complementados por rampas suaves);
  • Passadeiras sobre o areal, sempre que este exista, e, nos restantes casos, um percurso pavimentado, firme e contínuo;
  • Instalações Sanitárias adaptadas, servidas por um percurso acessível;
  • Posto de Primeiros Socorros acessível, servido por um percurso acessível;
  • Existência de Nadador Salvador;
  • Informação ao público, à entrada da praia e na página eletrónica do município, sobre as condições de acessibilidade e os serviços de apoio disponibilizados às pessoas com mobilidade condicionada.
Na Praia de São Jacinto existe a cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida mas as condições de mar não permitem a sua utilização.

Consulte aqui o Mapa de Serviços da Praia de São Jacinto.

 

Você é o Visitante nº:
15113919
Copyright - Todos os Direitos > 2011 Câmara Municipal de Aveiro
1024x780