Mensagem do presidente
20:37:33 
Tempo
Temperatura 19ºC + Info
Aveiro Cidade dos CanaisCentro Municipal de Interpretação AmbientalPrograma de Ação Educativa do Município de AveiroGabinete de Inserção ProfissionalXIII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2017Eleições Autárquicas 2017
Boletim Municipal
Agenda Teatro Aveirense
 
Biblioteca Municipal
Mercados e Feiras
Museus da Cidade
Aveiro Jovem Criador
Gabinete de Atendimento Integrado (GAI)
Sistema Gestão Escolar
Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro
Mensagem do Presidente

 
Em pleno tempo de férias, aproveito este ensejo para desejar a todos umas boas e retemperadoras férias, desfrutando de forma mais tranquila das boas coisas da Vida, para um regresso ao trabalho cheio de energia.

A finalizar o mês de julho, registamos com agrado as notícias tornadas públicas nos últimos dias com a publicação do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, no qual se dá nota da excecional recuperação financeira da Câmara Municipal de Aveiro (CMA).

Esse resultado agora constatado por uma entidade independente, a Ordem dos Contabilistas Certificados, tem uma nota especial pelo facto de subscrever o balanço muito positivo que temos feito da reforma profunda implementada com sucesso na CMA no presente mandato autárquico.

De facto, reduzimos em 45 milhões de euros a dívida da CMA (cerca de um terço da dívida total) nos três primeiros anos, em 2014, 2015 e 2016, fruto das medidas que implementámos de racionalização da despesa e da receita, e antes de chegar à CMA o empréstimo de 86 milhões de euros do Fundo de Apoio Municipal (que pagaremos durante 20 anos), e que tendo começado a ser recebido em fevereiro de 2017, está a permitir fazer o pagamento da restante dívida.

A Câmara Municipal de Aveiro ainda tem a quarta maior dívida do País (em vamos absoluto e em 308 Municípios), sendo que temos de a continuar a reduzir mantendo uma boa capacidade de investimento. A CMA está no grupo dos dez Municípios Portugueses com maior independência financeira, o que se reveste de grande importância para o trabalho de consolidação da recuperação financeira que estamos a fazer e para a sustentabilidade do investimento que estamos a fazer e queremos intensificar, pagando sempre a tempo e horas a todas as entidades a quem compramos bens e serviços. 

 O mês de julho ficou marcado no nosso Município pelo Festival dos Canais, um evento de enorme sucesso, participado por um grande grupo de profissionais e amadores, destacando-se os Grupos Musicais, o Conservatório e várias Associações Culturais do Município de Aveiro que foram atores dos momentos mais importantes. Um agradecimento especial aos Cidadãos pela sua adesão a este evento, que à segunda edição já está afirmado como marcante da nossa agenda.

Já agora e no que respeita a eventos marcantes, deixo uma nota de destaque e de chamada de atenção para o evento “Dunas de São Jacinto”, que vamos realizar no último fim de semana de Agosto 2017, com um programa diverso em que a música e a natureza ocupam os lugares centrais.

 No investimento da CMA que temos em curso, destacamos os projetos e as obras integrados no PEDUCA, e que foram alvo de uma sessão pública de apresentação do seu ponto de situação no passado dia 10 de julho, e de entre eles, as operações em curso no Bairro de Santiago, com obras de qualificação de Habitações (55 Fogos), Arruamentos e do Jardim principal, assim como projetos para a qualificação de mais Blocos Habitacionais.

Apostamos e estamos a executar a integração plena, urbana, vivencial e social, do Bairro de Santiago na Cidade de Aveiro.

As intervenções de qualificação dos Bairros Sociais do Caião e do Griné em Santa Joana prosseguem os seus trabalhos de projeto, no âmbito da cooperação entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e a CMA.

Quanto à informação sobre as atividades que disponibilizamos no Município de Aveiro, relembramos a utilização da “agenda Aveiro”, encontrando-a em www.cm-aveiro.pt, e convidando todos a participarem nas ações propostas.

    Bom Mês, Bom Trabalho, Boas Férias, Tudo de Bom.

                Um Abraço,

                                                     José Ribau Esteves, eng.

                                              Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Você é o Visitante nº:
10878477
Copyright - Todos os Direitos > 2011 Câmara Municipal de Aveiro
1024x780