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Mobilidade

As políticas de implementação de uma verdadeira mobilidade urbana, devem encarar o espaço urbano e o tempo como bens fundamentais e não supríveis para suster a ruína da qualidade de vida nas cidades, por mais pequenas que elas sejam.

A qualidade de vida associada à mobilidade, essencialmente urbana, é o factor, eventualmente, mais relevante para a sustentabilidade das Cidades.

Na relação entre os sectores do vigor urbano, como as zonas habitacionais, a área laboral, o ensino, o lazer e o comércio, a mobilidade adquire um relevo primaz como um elemento de conexão, sem a qual se tornaria impossível o desenvolvimento sustentável de uma cidade ou região.

Por um lado, as movimentações das pessoas e mercadorias, influência os aspectos sociais e económicos do desenvolvimento urbano. Por outro lado, as necessidades dessas mesmas deslocações, são definidas pela localização geográfica das várias actividades das cidades.

Deste modo, resulta que a mobilidade é, ao mesmo tempo, a causa e o efeito da sustentabilidade económico-social, da expansão urbana e da distribuição geográfica das actividades.

E esta realidade implica, por mais acções que se façam, com mais ou menos impacto, a consciencialização pública, a alteração de modos e hábitos, através de uma educação para a mobilidade, como factor primário para o sucesso de um melhor urbanismo, de uma cidade e região mais desenvolvidas e com melhor qualidade de vida para os cidadãos.

A Mobilidade deve “educar”, “potenciar” e “promover” a convivência e a partilha de um espaço público comum na circulação urbana, dando prioridade aos modos de transporte colectivo, a pé e de bicicleta, em relação ao automóvel particular, pela promoção da paz e cidadania no trânsito.

Por outro lado, dando lugar à pluralidade e liberdade de opções, bem como à responsabilização colectiva, deverão ser adoptadas medidas e políticas claras, através de uma incisiva regulamentação do estacionamento, com restrições ao uso do espaço disponível para estacionar, um aumento das áreas pedonais e zonas restritas ao transporte colectivo e às bicicletas.

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