Mensagem do presidente
10:59:41 
Tempo
Temperatura 29ºC + Info
Aveiro Cidade dos CanaisCentro Municipal de Interpretação AmbientalPrograma de Ação Educativa do Município de AveiroGabinete de Inserção ProfissionalXIII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2017Eleições Autárquicas 2017
Boletim Municipal
Agenda Teatro Aveirense
 
Biblioteca Municipal
Mercados e Feiras
Museus da Cidade
Aveiro Jovem Criador
Gabinete de Atendimento Integrado (GAI)
Sistema Gestão Escolar
Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro
Home Áreas de Atuação Cultura
Museus e Património Histórico

O património é uma coleção de saberes e valores, de trabalho e tradições uma fonte constantemente enriquecida e reavaliada contribuindo para o desenvolvimento e a consolidação das relações sociais e politicas.Os caminhos da globalização têm feito questionar e reforçar a identidade e a diversidade culturais gerando discussão em torno dos próprios conceitos de património e cultura. Promover a diversidade e unicidade de uma qualquer comunidade é, então, acção fulcral, dela saindo gratos contributos, não só para a salvaguarda do património local como para desenvolvimento em si, porque este só é entendido se nele, traduzido num conhecimento concreto e pormenorizado da realidade, estiver inerente a sustentabilidade.

Não obstante, o desenvolvimento sustentável ganha sentido se resultar de um esforço conjunto de entidades com fins comuns e inscritas numa mesma área, partilhando, assim, uma mesma realidade sociocultural, sem colocar em causa o reforço dos seus particularismos. Cooperação é, desta forma, a palavra de eleição dela provindo acções integradas que a todos beneficiam.

Assim sendo, a politica local da gestão do Património Cultural prossegue a execução de uma politica nacional e internacional, cumprindo as convenções e recomendações impostas nos conceitos de: património, paisagem, monumento, autenticidade, identidade, conservação, restauro, formação e fruição.

Torna-se consensual que a defesa do património cultural deve ser cada vez mais entendida como uma política global, respeitante à protecção e conservação dos bens imóveis e móveis, materiais e imateriais. Cada comunidade, tendo em conta a sua memória colectiva e consciente do seu passado, presente e futuro, é responsável pela identificação e pela gestão do seu património.

É neste contexto que o Pelouro da Preservação do Património Cultural, através da Divisão Museus, Biblioteca, Património Cultural e Turismo, integrado no Departamento Sócio Económico da Câmara Municipal de Aveiro desenvolve as suas acções promovendo um programa de actividades que tem como directrizes os princípios acima identificados.


Contactos

Museu da Cidade Aveiro
Rua João Mendonça n.º 9/11 3800 – 200 Aveiro
Telefone: 234 406 485 / 234 406 300 (geral CMA)
Fax: 234 406 307

E-mail: museucidade@cm-aveiro.pt

Site: Museu da Cidade


 

Abertura ao público das áreas expositivas:

Museu da Cidade, Museu Arte Nova

3ª a 6ª 09h30 – 12h30 | 14h00 – 18h00
Sábados e Domingos 14h00 – 18h00

Ecomuseu Marinha da Troncalhada | espaço ao ar livre, isento de horário

Galerias Municipais

3ª a 6ª 09h30 – 12h30 | 14h00 – 18h00
Encerram ao público às segundas-feiras e dias de feriado.

Serviços da técnicos [Museu da Cidade]

2ª a 6ª feira 09h00 – 12h30 | 14h00 – 17h30
O acesso às salas de exposições só poderá ser efetuado até quinze minutos antes da hora determinada para o encerramento das instalações.

 

 

Você é o Visitante nº:
10882471
Copyright - Todos os Direitos > 2011 Câmara Municipal de Aveiro
1024x780