O FICA - Fundo de Investimento no Concelho de Aveiro surge integrado num conceito mais abrangente desenvolvido pela Câmara Municipal de Aveiro, denominado “Aveiro Empreendedor” que tem como principais objectivos, não só fomentar o empreendedorismo, mas também a inovação e a criatividade, e o espírito de iniciativa dos Aveirenses. 

Com o FICA, pretende-se colocar à disposição das Micro e Pequenas Empresas do Concelho de Aveiro um produto financeiro inovador e atractivo comparativamente aos produtos da mesma natureza disponibilizados no mercado.

Pretende-se com o presente Fundo orientar investimentos a realizar por Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Aveiro para a melhoria dos produtos e/ou serviços prestados, para a modernização das empresas, ou para as modificações decorrentes de imposições legais e regulamentares.
A constituição deste fundo, envolve em parceria o IAPMEI, a AIDA, o BPI e a NORGARANTE
Os mecanismos e procedimentos de pedido de financiamento, pretendem-se simples e desburocratizados e os processos de tomada de decisão e concretização da operação, rápidos.

[
anexo I]


 
 
O Fundo aplica-se à área geográfica do Concelho de Aveiro e a projectos nos sectores da Indústria, Comércio, Turismo, Construção e Serviços.
 
Podem ser objecto de financiamento pelo Fundo os projectos de micro e pequenas empresas, tal como definidas na Recomendação da Comissão Europeia 2003/361/CE, de 06/05/2003
 
O financiamento a conceder através do Fundo é limitado a 45.000 € por projecto e distribuído por
   a) 20% de Subsídio Reembolsável sem juros, a conceder pelo MUNICÍPIO tendo em conta o interesse do projecto para o Concelho;
   b) 80% de crédito concedido pelo BANCO a uma taxa de juro preferencial (Euribor a 180 dias acrescida de um spread de até 5,25%);
O financiamento do restante investimento deverá ser assegurado pelo promotor através de capitais próprios, outros financiamentos bancários ou recurso a outros mecanismos de apoio, quando aplicável.

São apoiáveis através do Fundo, os projectos a realizar:
   . Por empresas existentes, com três ou mais exercícios económicos completos, podendo nestes casos o financiamento do projecto pelo Fundo ser de até 100% do investimento;
   . Novas empresas, ou empresas existentes mas com menos de três exercícios económicos completos, podendo neste caso o financiamento do projecto pelo Fundo ser de até 85% do investimento e devendo o promotor do projecto contribuir para o financiamento com um mínimo de capitais próprios correspondente a 15% do investimento.

 

Nota:
Aos custos referidos na alínea b) do número anterior e relativamente ao valor em dívida ao BANCO, acresce 2,50% a 3% referente à Comissão de garantia a pagar à SGM;
 


O período de reembolso do fundo será entre 3 anos, e 6 anos, dos quais disponibiliza no máximo 1 ano de carência de capital.
A utilização do financiamento deverá, ser efectuada até 6 meses após a data da contratação.

 


As empresas interessadas, poderão apresentar o pedido de financiamento através do Fundo no endereço electrónico:
fica@aida.pt.
Este endereço electrónico será o ponto único de recepção de candidaturas.

Na Câmara Municipal de Aveiro, na AIDA e no IAPMEI poderão ser prestados esclarecimentos adicionais relativos a este produto financeiro.



DOWNLOAD: [Formulário] [Ficha de Produto] [Cartaz][Folheto]



Câmara Municipal de Aveiro
Associação Industrial
do Distrito de Aveiro
Instituto de Apoio
às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento
Gabinete de Desenvolvimento
Económico e Fundos Estruturais

Cais da Fonte Nova
Apartado 244
3811-904 Aveiro
Telefone: 234 406 300
Fax: 234 406 301
Endereço internet: www.cm-aveiro.pt
 

Rua da Boavista – Alagoas
Zona Industrial de Taboeira
Apartado 3184
Telefone: 234 302 491
Fax: 234 312 366
Endereço internet: www.aida.pt
 
Unidade de Extensão
do Baixo Vouga

Rua da Boavista, Alagoas, Esgueira
3800-115 Aveiro
Telefone: 234 30 24 50
Fax: 234 30 24 66
Endereço internet: www.iapmei.pt