Object reference not set to an instance of an object. Câmara municipal de Aveiro- Página de entrada
Mensagem do presidente
 
Aveiro Cidade dos CanaisCentro Municipal de Interpretação AmbientalPrograma de Ação Educativa do Município de AveiroGabinete de Inserção ProfissionalXIV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2019
Boletim Municipal
Agenda Teatro Aveirense
 
Peduca
botao_bma.jpg
botao_mercados_feiras.jpg
botao_museu_cidade.jpg
Mãe de Água
CCA_header.jpg
gai.jpg
SGE.jpg
Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro
Home Noticias
  EXPOSIÇÃO "OS BISPOS DE AVEIRO E SANTA JOANA"

Em virtude da relevância da mostra e das peças que a compõem, raramente acessíveis ao público, a exposição, que encerraria a 2 de setembro, foi prolongada até ao próximo dia 21 de outubro, podendo ser visitada no horário de normal abertura do museu (terça a domingo, das 10:00 às 12:30h e das 13:30 às 18:00h, com entrada livre).

Celebrando a passagem de 325 anos sobre a beatificação de Santa Joana, ocorrida a 4 de abril de 1693, pelo Papa Inocêncio XII, a Diocese de Aveiro em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro assinalaram esta data maior com a exposição “Os Bispos de Aveiro e Santa Joana”, a qual inaugurou no passado dia 7 de abril no Museu de Aveiro /Santa Joana.

Abrangendo os três bispos da primeira fase do bispado (1774-1881) e todos os da diocese restaurada, em 1938, com D. João Evangelista de Lima Vidal, a exposição dá nota sobretudo do papel que os Bispos de Aveiro tiveram na dinamização da devoção prestada à padroeira da Cidade e da Diocese, assim declarada em 1965 por bula do Papa Paulo VI, sendo Bispo de Aveiro D. Manuel de Almeida Trindade.

Na exposição poderão ser observados retratos, documentos como um “Treslado do Processo de Beatificação”, as “Decretais do Bispado” e a bula papal que designa Santa Joana Padroeira de Aveiro, sinetes, selos, mochos armoriados, a caixa do coche do primeiro bispo, D. António Freire Gameiro de Sousa (1774-1799), diversas relíquias preciosas da Princesa e os báculos, mitras, anéis e cruzes-relicário peitorais dos bispos da diocese restaurada. Acompanham os objetos textos ilustrativos do papel e/ou ações destes prelados no desenvolvimento do culto e promoção do exemplo de Santa Joana.

Encerrará a 21 de outubro, permanecendo assim disponível para visita a 18 deste mesmo mês, dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas, em que se celebra o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, abrangendo ainda o Seminário que se realizará dia 20, “Património Artístico da Igreja – critérios e práticas de conservação preventiva”, o qual terá lugar no Seminário Diocesano de Aveiro.

Uma oportunidade única a não perder!

 
Você é o Visitante nº:
15639632
Copyright - Todos os Direitos > 2011 Câmara Municipal de Aveiro
1024x780