Object reference not set to an instance of an object. Câmara municipal de Aveiro- Página de entrada
Mensagem do presidente
 
Aveiro Cidade dos CanaisCentro Municipal de Interpretação AmbientalPrograma de Ação Educativa do Município de AveiroGabinete de Inserção ProfissionalXIV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2019
Boletim Municipal
Agenda Teatro Aveirense
 
Peduca
botao_bma.jpg
botao_mercados_feiras.jpg
botao_museu_cidade.jpg
Mãe de Água
CCA_header.jpg
gai.jpg
SGE.jpg
Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro
Home Noticias
  CORPO, ABSTRAÇÃO E LINGUAGEM NA ARTE PORTUGUESA

 

Está patente a exposição “Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa” que apresenta um conjunto de obras provenientes da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Serralves (desde a criação da Fundação de Serralves) e na Câmara Municipal de Aveiro (CMA).

Nesta ocasião foi assinado o protocolo entre a Câmara Municipal de Aveiro e a Fundação de Serralves, beneficiando das dinâmicas culturais de um dos melhores centros de arte contemporânea na Europa.

Trata-se de um acordo que prevê, nomeadamente, a realização de uma grande exposição anual, acompanhada de uma componente de serviço educativo, assim como a colaboração com as escolas em programas pedagógicos que visem a formação dos Jovens na área da cultura.

A mostra está patente no Museu de Aveiro / Santa Joana até ao dia 1 de dezembro, podendo ser visitada de terça-feira a domingo das 10.00 às 12.30 horas e das 13.30 às 18.00 horas.

Esta exposição demonstra a importância que a pintura e a escultura tiveram ao longo das décadas de 1960 - 80 na renovação das linguagens artísticas em Portugal. As obras escolhidas atestam os diversos níveis de diálogo e confluência formais que os artistas portugueses souberam estabelecer entre si e com o contexto internacional a partir do pós-guerra.

O acervo proveniente da SEC foi um dos primeiros a integrar a Coleção de Serralves cimentando uma presença dos artistas portugueses e orientando futuros reforços de obras dos mesmos artistas, com bases para a consolidação do âmbito cronológico na contemporaneidade e nos diversos eixos temáticos a ela associados.

Esta iniciativa integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. .

Autores com obras em exposição

Das obras que chegarão a Aveiro vindas de Serralves, contam-se vários artistas conceituados, tais como, Manuel Baptista, Eduardo Batarda, René Bertholo, Pedro Cabrita Reis, António Campos Rosado, Alberto Carneiro, José de Carvalho, Lourdes Castro, José Pedro Croft, António Dacosta, José de Guimarães, Fernando Lanhas, Álvaro Lapa, José Loureiro, Jorge Martins, Graça Morais, António Palolo, Júlio Pomar, Paula Rego, Joaquim Rodrigo, Manuel Rosa, António Sena, Nikias Skapinakis, Ângelo de Sousa, João Vieira.

Relativamente a obras da coleção SEC em Aveiro e que vão integrar a exposição, será possível ver trabalhos dos artistas, Joaquim Bravo, Charters d’ Almeida, Julião Sarmento, Noronha da Costa, Pedro Calapez e Vieira da Silva.

A CMA continua assim a cumprir um dos importantes objetivos delineados, aquando da adesão à Fundação Serralves e ao seu Conselho de Fundadores, que aconteceu no passado mês de dezembro, a possibilidade de diversificar a oferta cultural e atrair novos públicos para Aveiro.
 

 
Você é o Visitante nº:
15639631
Copyright - Todos os Direitos > 2011 Câmara Municipal de Aveiro
1024x780