Object reference not set to an instance of an object. Câmara municipal de Aveiro- Página de entrada
Mensagem do presidente
 
Aveiro Cidade dos CanaisCentro Municipal de Interpretação AmbientalPrograma de Ação Educativa do Município de AveiroGabinete de Inserção ProfissionalXIV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2019
Boletim Municipal
Agenda Teatro Aveirense
 
Peduca
botao_bma.jpg
botao_mercados_feiras.jpg
botao_museu_cidade.jpg
Mãe de Água
CCA_header.jpg
gai.jpg
SGE.jpg
Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro
Home Noticias
  

 

No âmbito da Política Municipal de Apoio ao Empreendedorismo do Município de Aveiro - Promoção da Educação para o Empreendedorismo e do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA), a CMA implementou, no corrente ano letivo, nos diversos Estabelecimentos de Ensino do Município um conjunto de iniciativas que envolveram 42 docentes e aproximadamente 450 alunos em todo o Município.

Com um conjunto de ações e programas diversificados, despertando a curiosidade nos jovens estudantes, o Programa revelou-se uma vez mais, uma aposta estratégica e acertada da CMA, que continuará a reforçar no PAEMA a importância das novas tecnologias para a formação académica e profissional, tal como definimos na Política Municipal de Apoio ao Empreendedorismo.

De entre as atividades realizadas, destaca-se: o Concurso “A Tua Ideia Conta”, destinado a alunos e docentes do Ensino Secundário; o Concurso “Uma ideia, um Projeto, uma Ação”, destinado a docentes e alunos do Ensino Básico; e a iniciativa “Tech nas Escolas” dirigida aos estabelecimentos do Ensino Básico e Secundário.

A iniciativa “Tech nas Escolas” compreendeu duas ações distintas, uma direccionada para o 9º ano do Ensino Básico, com a realização de ações de sensibilização para as profissões das Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica / TICE, e outra direcionada para os estabelecimentos de Ensino Secundário denominada de TechLab.

Ações de sensibilização para as profissões das TICE
Com o envolvimento de aproximadamente 400 alunos e cerca 20 docentes as ações implementadas pretenderam dar a conhecer aos estudantes, as profissões existentes na área das TICE, com recurso a exemplos práticos, transmitidos por profissionais da área, comunicando, simultaneamente, o seu contexto mundial e regional e a sua relevância no nosso futuro, enfatizando a importância destas áreas no percurso académico e profissional dos alunos.

Aderiram à iniciativa 8 Escolas do Município, e participaram nas sessões cerca de 13 técnicos de empresas sediadas no distrito de Aveiro como a HFA, Globaltronics, Ubiwhere, Microio, Altice Labs, Exatronic, Wavecom, Bosch, Beeverycreative e um técnico da Rede Inovaria.

TechLab

Participaram nesta ação cerca de 22 docentes e 53 alunos na fase inicial, sendo que a fruição deste equipamento estendeu-se a toda a comunidade escolar.

A ação TechLab baseou-se na criação de uma sala/laboratório no espaço escolar equipada com uma impressora 3D para proporcionar aos Alunos e respetivos Professores o acesso a esta nova tecnologia e aos benefícios que a mesma pode proporcionar, em termos curriculares e extracurriculares. Pretendia-se que os Alunos explorassem as diversas ferramentas de modelagem e impressão 3D, inicialmente orientados pela Beeerycreative e de futuro através da exploração autónoma, e da metodologia “learn by doing”, supervisionados pelos respetivos docentes.

Além da cedência do equipamento foi proporcionada, igualmente, a formação de Modelagem e Impressão 3D aos docentes das 4 escolas envolvidas e ao primeiro grupo de alunos de cada escola, individualmente.
 

 
Você é o Visitante nº:
14574310
Copyright - Todos os Direitos > 2011 Câmara Municipal de Aveiro
1024x780