Mensagem do presidente
21:31:14 
Tempo
Temperatura 19ºC + Info
Aveiro Cidade dos CanaisCentro Municipal de Interpretação AmbientalPrograma de Ação Educativa do Município de AveiroGabinete de Inserção ProfissionalXIII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2017Eleições Autárquicas 2017
Boletim Municipal
Agenda Teatro Aveirense
 
Biblioteca Municipal
Mercados e Feiras
Museus da Cidade
Aveiro Jovem Criador
Gabinete de Atendimento Integrado (GAI)
Sistema Gestão Escolar
Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro
Home Noticias
  CREART - REDE EUROPEIA DE CIDADES PARA A CRIAÇÃO ARTÍSTICA

 

A Comissão Europeia aprovou recentemente o projeto CreArt | Rede de Cidades para a Criação Artística do qual a Câmara Municipal de Aveiro é parceiro para um segundo período de cofinanciamento no âmbito do programa Europa Criativa – Cultura | Subprograma Projetos de Cooperação Europeia | Projetos de grande escala. 

CreArt integra o grupo de 15 projetos selecionados entre as 111 candidaturas apresentadas. Decorrendo entre junho de 2017 e maio de 2021, serão mais quatro anos de programação que valorizam a criação artística e cultural, numa clara aposta na cultura como motor privilegiado para a inovação social e o desenvolvimento local, capaz de promover cidadania ativa, de fomentar I&D e empreendedorismo na área das artes e de formação de públicos, bem como de reforçar o posicionamento internacional das cidades envolvidas inserindo-as nos grandes circuitos artísticos e potenciando-as como centros de criação artística contemporânea orientada para os talentos emergentes.

Com um orçamento global de 3.096.148€ co-financiado pelos Fundos Comunitários a 50%, o projeto composto por doze cidades reúne, para além de Aveiro, os parceiros do anterior projeto [terminado em abril último] que demostraram um maior empenho e melhor trabalho e qualidade ao nível da gestão cultural e do desenvolvimento artístico, nomeadamente as cidades de Valladolid (Espanha), Génova e Lecce [Itália], Artkomas de Kaunas [Lituânia] e a associação dos artistas croatas - HDLU de Zagreb [Croácia]. A estes parceiros juntam-se, agora, seis novas cidades que, pela sua dinâmica e experiência cultural, se considera serem portadoras de mais-valias para o conjunto do projeto e da rede de parceiros. São elas, Liverpool [Inglaterra], Rouen e Clermont Ferrand [França], Lublin e Katowice [Polónia] e Skopje [Macedónia]. 

O projeto CreArt desenvolve-se em torno de três vertentes que vão da formação e intercâmbio dos artistas e agentes culturais, à análise, investigação e inovação em boas práticas culturais, que visam a modernização e competitividade da oferta cultural passando por estratégias de disseminação e exibição dos valores e tendências artísticas e de gestão cultural atuais. Neste sentido, mais do que envolver os artistas e contribuir para a sua afirmação e valorização no meio artístico, o projeto orienta as suas ações para os agentes e gestores culturais, a par com as indústrias criativas e com um contato mais profícuo com a comunicação social e os decisores políticos, por forma a ir ao encontro das expectativas e interesses dos diferentes intervenientes no processo de “fazer e criar cultura” e manifestando uma profunda consciência e atualidade no que respeita às estratégias de atuação face às exigências da vida cultural contemporânea e aos interesses dos públicos. Encontros, seminários e exposições itinerantes continuam a fazer parte do programa de ações que, neste segundo projeto, dá maior ênfase à formação e à prática artística e da gestão e programação reforçando o número de residências artísticas e workshops para artistas e curadores.  

Dentro do projeto, Aveiro será protagonista na coordenação dos diversos seminários para curadores que se realizam em Aveiro, Génova, Skopje, Rouen e Lecce. Na nossa cidade terá ainda lugar um encontro internacional, em 2018, e a exposição itinerante de 2020, organizada conjuntamente com Génova e Skopje. A grande novidade incide a realização de residências artísticas em Aveiro, ao ritmo de uma por ano, bem como das candidaturas para realização de trabalhos de street art. Paralelamente a estas ações transacionais, ao nível local irão decorrer exposições, atividades de serviço educativo e seminários cuja tónica assenta na inovação cultural e que são orientados para os artistas e os gestores e agentes culturais locais e nacionais. Anualmente terá ainda lugar a comemoração do Dia Europeu da Criatividade Artística [21 de março].
      17-05-2017
 
Você é o Visitante nº:
10666852
Copyright - Todos os Direitos > 2011 Câmara Municipal de Aveiro
1024x780