Mensagem do presidente
05:06:05 
Tempo
Temperatura 14ºC + Info
Aveiro Cidade dos CanaisCentro Municipal de Interpretação AmbientalPrograma de Ação Educativa do Município de AveiroGabinete de Inserção ProfissionalXIII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2017Eleições Autárquicas 2017
Boletim Municipal
Agenda Teatro Aveirense
 
Biblioteca Municipal
Mercados e Feiras
Museus da Cidade
Aveiro Jovem Criador
Gabinete de Atendimento Integrado (GAI)
Sistema Gestão Escolar
Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro
Home Noticias
  DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2017

A Câmara Municipal de Aveiro irá assinalar o Dia Internacional dos Museus no dia 18 de maio, quinta-feira, através da realização de várias iniciativas subordinadas ao tema “Museus e Histórias Controversas - Dizer o Indizível nos Museus”.

Com ações de rua e dentro de portas, o Dia Internacional dos Museus integra no seu programa a instalação “Museus de Aveiro, Diz que não diz?”. Ao longo do Canal Central, entre o Rossio e a frente do Museu da Cidade, os turistas e visitantes são convidados a sentar-se em cadeiras de madeira colocadas no Cais, (instalação), a fruir as fachadas do museu da cidade e arte nova e através dum bloco de notas a escrever ideias e reflexões. O que dizer aos Museus de Aveiro? Ou o que não dizer? Aqui está a oportunidade perfeita de deixar uma mensagem.

No Museu de Aveiro/ Santa Joana, a partir das 14.30 horas contar-se-ão “Histórias Escondidas e Histórias Extraordinárias” com a primeira visita comentada “Histórias Extraordinárias” pelo Professor Domingos Peixoto que irá explorar a história do Órgão Histórico - Ibérico da Igreja de Jesus (1739) e das vicissitudes pelas quais passou, em consequência de acontecimentos extraordinários e inusitados que serão revelados ao longo da visita. Às 17h00 decorrerá a visita comentada “O quotidiano no Convento de Jesus de Aveiro”, e às 18h30 a visita temática “Histórias Escondidas” onde o público irá percorrer diversos espaços da exposição permanente do Museu, sendo convidado a ouvir um conjunto de histórias controversas que se escondem por trás dos objetos expostos, a par com as histórias da sua existência e às vezes, com as da sua razão de ser no quotidiano conventual.

Neste dia 18 a entrada nos Museus de Aveiro (Museu da Cidade, Museu Arte Nova, EcoMuseu do Sal e Museu de Aveiro/Santa Joana) é gratuita. O horário é o habitual: das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.

As visitas guiadas e o sistema educativo (Visitas comentadas), também são gratuitas, com programa próprio por  marcação prévia, grupos com um mínimo de 10 elementos.

No dia 20 será a Noite dos Museus, o Museu Arte Nova e o Museu de Aveiro/Santa Joana estarão abertos e com entrada gratuita a partir das 20h48min (hora do ocaso em Aveiro) até à meia-noite, com a iniciativa “Boa Noite Museus de Aveiro!”. No Museu de Aveiro/Santa Joana haverá diferentes momentos musicais pelo Conservatório de Música de Aveiro e visitas guiadas hora a hora.

O Museu Arte Nova acolhe “O Museu à noite” com visitas guiadas ao espaço monumental com ritmos, chá e das varandas para a rua, a música circula com violinos, saxofones e Djs para lá do Ocaso.

Informa-se ainda que em ambos os locais haverá personagens vestidas às respetivas épocas.

      15-05-2017
 
Você é o Visitante nº:
10670119
Copyright - Todos os Direitos > 2011 Câmara Municipal de Aveiro
1024x780