Object reference not set to an instance of an object. Câmara municipal de Aveiro- Página de entrada
Mensagem do presidente
 
Aveiro Cidade dos CanaisCentro Municipal de Interpretação AmbientalPrograma de Ação Educativa do Município de AveiroGabinete de Inserção ProfissionalXIV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2019
Boletim Municipal
Agenda Teatro Aveirense
 
Peduca
botao_bma.jpg
botao_mercados_feiras.jpg
botao_museu_cidade.jpg
Botao_JC.jpg
CCA_header.jpg
gai.jpg
SGE.jpg
Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro
  

 O Festival dos Canais, organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) através do Teatro Aveirense, realiza-se de 11 a 15 de julho e oferece durante cinco dias mais de 200 espetáculos, numa programação cultural e artística contemporânea que envolve mais de 350 artistas provenientes de 13 países. A terceira edição deste evento, que decorre nos canais urbanos da ria de Aveiro, nas praças e nos espaços públicos da cidade, entre as 10h00 da manhã e a 1h00 da madrugada, apresenta estreias nacionais e reúne um extenso leque de atividades interativas e culturais gratuitas dedicadas a todos os públicos.  

José Ribau Esteves, Presidente da CMA, destaca o reforço no envolvimento da comunidade e de artistas locais nesta edição, que contribuem de forma significativa na dinamização de oficinas, atividades desportiva, espetáculos e concertos. “Este ano, para além de envolvermos artistas de 13 países, e envolvemos a comunidade e os artistas locais na produção deste Festival, conferindo-lhe assim uma maior identidade e um caráter distintivo do qual temos um particular gosto”, sublinha o Presidente.

Teatro e artes de rua, instalações artísticas, performances, workshops, atividades desportivas e de lazer, oficinas criativas, mercados de rua e Dj’s são algumas das sugestões que integram o programa do Festival, que conta ainda com cerca de duas dezenas de concertos, entre os quais os de Salvador Sobral (dia 11), The Legendary Tigerman com a Banda Sinfónica de Aveiro Banda Amizade (dia 12), António Zambujo (dia 13), Carolina Deslandes (dia 14) e Miguel Araújo (dia 15).

“Nas semanas prévias ao Festival dos Canais foi criada, por exemplo, uma fanfarra em colaboração com músicos locais, liderada por Maria Mónica e Pedro Cardoso (Peixe), e algumas instituições do Município e que animará as ruas da cidade durante estes dias”, refere ainda Ribau Esteves. 

“Estamos por isso mais fortes e mais unidos. Crescemos em qualidade, quantidade e diversidade, num projeto que ambiciona, a breve trecho, fazer parte dos grandes eventos do País e da Europa”, conclui o Presidente do Município, que continua fortemente determinado no processo de candidatura de Aveiro, a Capital Europeia da Cultura 2027.

Entre os destaques da programação para este ano inclui-se a estreia nacional de “Dundu”, uma marioneta iluminada de grandes proporções que deslizará entre o público com facilidade e graça, proporcionando um desfile de luz pela cidade. Após ter encantado espetadores de todo o mundo, Dundu chega agora a Aveiro, através de uma companhia alemã, para descobrir a cidade e os canais, numa performance de rua inédita que terá o seu primeiro momento às 23h30, do dia 13, desde o Teatro Aveirense até à Praça do Peixe, e que contará com um segundo ato no dia 15, às 23h00, desde a Fonte Nova ao Rossio.

Outro dos momentos auge deste Festival será o grande espetáculo de teatro de rua “Um novo começo”, interpretado pela companhia francesa “Plasticiens Volants”, uma atuação única e irrepetível que terá como cenário, uma das mais belas paisagens de Aveiro. No Cais da Fonte Nova, a companhia apresenta no dia 14, às 23h30, um conto visual que traça as andanças de um povo viajante, mostrando como sobreviver ao frenesi de um mundo hiperativo e às catástrofes que se seguirão.  

Aquela companhia terá ainda no Festival uma instalação-percurso alusiva ao tema do mar, recorrendo a esculturas flutuantes de grandes dimensões, através das quais transformam a paisagem de locais icónicos da cidade, convidando o público a reinterpretar e a reimaginar os ambientes quotidianos de Aveiro. A par desta instalação “aérea,” que se inicia na Praça do Peixe até ao Mercado Manuel Firmino, a programação inclui ainda uma ópera cooperativa - a ser interpretada pela La Cantatrice, através de uma escultura de grandes proporções -, e fruto do trabalho desenvolvido na edição de 2017 com o Coral São Pedro de Aradas, Coral de Vera Cruz, Coral Polifónico de Aveiro, Coro do Conservatório de Música de Aveiro e dos artistas Hugo Branco, Foque e Uhxalá. 

Nos espetáculos de rua destaque para o Su-Seso Taladro, um espetáculo de origem cipriota premiado, admirado e aclamado em todo o mundo, que parte do tráfego urbano para uma intervenção requintada de improvisação e provocação, e para os Malaxe, uma performance de grande impacto visual que tece uma espécie de estendal comunitário. Adam Read, que foi um dos principais palhaços do Cirque du Soleil, é também um dos convidados especiais desta edição que protagonizará a performance “The Tower”, em que um palhaço solitário procura fugir a um destino e constrói uma nova realidade.

Pensado para todas as idades, o Festival dos Canais apresenta, no entanto, muitas ações direcionadas para o público infantil e familiar, convidando-os a explorar, manipular, criar, intervir e participar de forma ativa. Há um “Jardim das Brincadeiras”, entre a 10 e as 18 horas, onde decorrem diariamente oficinas, atividades e jogo e um espaço de picnic, e paradas de mimos que transformam as ruas num palco itinerante de artes circenses.

O evento conta ainda com uma Sala de Estar, instalada na Praça da República com animação diária, e uma Funky Beach, um espaço relaxado e tropical, com palmeiras, espreguiçadeiras e cocktails variados, que contará com música variada assinada por diferentes Dj’s.

A Cidade de Aveiro será assim durante cinco dias um palco único de animação, onde os canais da ria de Aveiro são o epicentro por excelência de um programa multidisciplinar que cruza diferentes manifestações artísticas, culturais, desportivas e de lazer. É um evento que convida a sentir a Cidade, a celebrar o seu presente, a valorizar a sua forte identidade, o seu património natural e a sua paisagem urbana única.
 
FESTIVAL DOS CANAIS - Cidade de Aveiro
11 a 15 de julho 
Horário: 10h00 à 01h00
Entrada livre
 
   Imprimir  Noticia Imprimir
      04-07-2018
Documentos:
Último Comentário

 
Você é o Visitante nº:
14310855
Copyright - Todos os Direitos > 2011 Câmara Municipal de Aveiro
1024x780