Object reference not set to an instance of an object. Câmara municipal de Aveiro- Página de entrada
Mensagem do presidente
 
Aveiro Cidade dos CanaisCentro Municipal de Interpretação AmbientalPrograma de Ação Educativa do Município de AveiroGabinete de Inserção ProfissionalXIV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2019
Boletim Municipal
Agenda Teatro Aveirense
 
Peduca
botao_bma.jpg
botao_mercados_feiras.jpg
botao_museu_cidade.jpg
Mãe de Água
CCA_header.jpg
gai.jpg
SGE.jpg
Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro
  

 

Nos próximos dias 20 e 21 de abril (sexta-feira e sábado), no âmbito do Projeto LIFE PAYT, a CMA e o IPC/ Escola Superior Agrária de Coimbra, realizam inquéritos presenciais de opinião, na Urbanização da Forca Vouga, em Aveiro. 

Dirigidos a moradores e comerciantes locais, os inquéritos têm o intuito de recolher a perceção e comportamentos dos cidadãos, face aos resíduos urbanos.

Caraterização dos Resíduos Urbanos – Urbanização Forca-Vouga

No âmbito do projeto europeu LIFE PAYT foi efetuada a caraterização dos resíduos urbanos da área de demonstração. 

O objetivo principal foi avaliar a quantidade e composição dos resíduos produzidos pelos habitantes e setor comercial dessa área. 

Foram analisados 26 contentores de 800 litros da Urbanização, que conta com edifícios multifamiliares, moradias, comércio (restaurantes, cafés, serviços de saúde), e que servem cerca de 1150 habitantes.

Estima-se que na Forca, a produção média de resíduos urbanos indiferenciados seja de 341 kg/hab./ano, valor abaixo da média de produção de todo o município. Os resultados da caraterização mostram que a maior parte dos resíduos (59,8%) são biodegradáveis. 

Concluiu-se também que cerca de 22% de todos os resíduos gerados, são passíveis de ser colocados nos Ecopontos, estimando-se assim que, por ano, 73 toneladas de resíduos recicláveis são misturadas com os resíduos indiferenciados. 
 
No final do Projeto, pretende-se repetir o inquérito para analisar as mudanças comportamentais impulsionadas pelo LIFE PAYT.
É possível participar e responder ao inquérito online acedendo ao link: http://www.life-payt.eu/pt/inquerito1

O que é o LIFEPAYT?

O LIFE PAYT é um projeto europeu que está a decorrer em Aveiro, no bairro da Forca-Vouga e em mais duas cidades portuguesas (Condeixa-a-Nova e Lisboa) e duas europeias (Lárnaca / Chipre e Vrilissia / Grécia). 

Este projeto, pioneiro em Portugal, usa contentores inovadores que conseguem medir os resíduos neles depositados e incentiva a recolha selectiva dos resíduos recicláveis com valor.
Neste âmbito, vai ser testado um modelo de tarifação de resíduos PAYT “Pay-as-you-throw”, que significa pagar apenas o que se deitar fora.

Quais os objetivos?

O LIFE PAYT pretende POUPAR com o custo do tratamento dos resíduos a quem usa ecopontos, MELHORAR o serviço de recolha e tratamento de resíduos e reduzir a tarifa cobrada aos cidadãos e empresas.

É também intenção deste projeto, ENCORAJAR os cidadãos a terem práticas de prevenção e redução de resíduos, bem como CONTRIBUIR para que Portugal atinja as metas nacionais na área do ambiente.

Números LIFE PAYT

1) Envolve mais de 1150 habitantes e cerca de 120 estabelecimentos;
2) Substitui 26 contentores colectivos de resíduos por contentores com chave RFID;
3) Distribui 100 compostores domésticos no bairro da Forca-Vouga;
4) Uma família residente no bairro irá, por ano: produzir menos 253 kg de resíduos indiferenciados, emitir menos 73 kg de gases com efeito de estufa e enviar para a reciclagem mais 170 kg de resíduos.
 
Documentos:
Último Comentário

 
Você é o Visitante nº:
15072495
Copyright - Todos os Direitos > 2011 Câmara Municipal de Aveiro
1024x780