Object reference not set to an instance of an object. Câmara municipal de Aveiro- Página de entrada
Mensagem do presidente
 
Boletim Municipal
Agenda Teatro Aveirense
 
Biblioteca Municipal
Mercados e Feiras
Museus da Cidade
Aveiro Jovem Criador
Gabinete de Atendimento Integrado (GAI)
Sistema Gestão Escolar
Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro
  BOAS FESTAS EM AVEIRO

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) preparou, pelo quarto ano consecutivo, o programa “Boas Festas em Aveiro” que visa assinalar o Natal, a Passagem de Ano e as Festas de São Gonçalinho de Aveiro, reforçado este ano com um investimento maior em iluminação de Natal (aproximadamente 75.000€).

O programa do Boas Festas em Aveiro iniciou no dia 1 de dezembro, com um conjunto de ações que marcaram a sua abertura. Organizado pela CMA, o Boas Festas em Aveiro terminará a 15 de janeiro e inclui várias iniciativas

O Largo do Mercado Manuel Firmino acolhe o “Xmas Club Aveiro”. Trata-se de um projeto já com impacto nacional, inspirado nos mercados nórdicos de Natal e que pretende recuperar as tradições e a autenticidade desta época festiva. O “Coreto Xmas Club” será o meeting point dos aveirenses durante as semanas de Natal. É um coreto tradicional, um espaço mágico onde pelo terceiro ano consecutivo, teremos convidados a partilharem o seu talento com a cidade em troca de inesquecíveis momentos de boas festas.

Será ainda organizada a Passagem do Ano, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, com a colaboração da Mordomia de São Gonçalinho, que visa dinamizar a cidade, atraindo novos públicos e visitantes para a cidade. Haverá Fogo-de-artifício no Centro da Cidade (Rossio), com animação na movida aveirense (Programas próprios de hotéis, restaurantes e bares).

“Aveiro, Sabores com Tradição” realiza-se em janeiro, em tempos de São Gonçalinho os encontros gastronómicos em grupo e da diáspora aveirense já ganharam tradição nos restaurantes de Aveiro. Os restaurantes aderentes são convidados a criar um menu atrativo de pratos típicos a oferecer nas suas ementas e que perpetue na memória os sabores da cozinha tradicional aveirense. Este ano manteremos o mínimo obrigatório como bolos de bacalhau e espetadas de mexilhão, Sopa de enguias ou chora/canja de bacalhau, ovos Moles, e um destes: Cavacas, Alemães, Raivas de Aveiro; Bolacha Americana ou afins (tripa) e uma Bandeja de Digestivo “Aveiro” com os vários licores de Alguidar (vários tipos) e 1 aguardente da Bairrada de modo a reforçar o início de uma tradição a partir dos tempos atuais.

Salienta-se ainda as Festas de São Gonçalinho de Aveiro de 10 a 15 de janeiro que farão o encerramento do Boas Festas em Aveiro.

No sentido de reforçar a tradição do presépio na cultura e tradição portuguesa, neste período poderão ser visitados vários presépios em espaços públicos, museus e igrejas do centro histórico e turístico de Aveio. Neste âmbito, o Museu de Aveiro/Museu Santa Joana apresentará a exposição “Presépios de Portugal” - do antigamente à contemporaneidade.

"S. Gonçalinho de Aveiro” é uma exposição que estará patente no edifício da Antiga Capitania de 15 de dezembro a 15 de janeiro onde estarão  expostas todas as peças principais; todas as litografias; todos os cartazes/ outras peças/ todas as garrafas de licor. No dia 16 decorrerá a conferência “Vamos Falar de S. Gonçalinho: fonte de investigação” pelas 16h00.

“Natal e Artes de Rua” é uma iniciativa lúdica que irá apresentar concertos deambulantes e animação de rua, por vários espaços da cidade recriando o imaginário festivo natalício no centro histórico e comercial da cidade. As ações decorrerão com maior impacto no fim-de-semana anterior ou proximidade do natal.

“Mercados de Natal” irá integrar Artes no Canal nos dias 9 e 16, Artes no Canal & Feira das Velharias a 17. O Mercado Manuel Firmino volta a acolher o “Bazar de Natal” de apoio solidário, de 14 a 17 de dezembro. Neste fim-de-semana e em simultâneo ocorrerá a segunda edição do “Aveiro Xmas Beer”. Trata-se de um mercado de natal único em Portugal de cerveja artesanal.


Serão ainda apresentados vários concertos de Natal em diferentes espaços, organizados por diferentes entidades como sejam na Igreja da Misericórdia e a Igreja da Vera Cruz.

No Teatro Aveirense salienta-se o espetáculo de Ballet Clássico “Giselle”, o Concerto de Natal do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e o Concerto Ano Novo e Reis da Orquestra Filarmonia das Beiras.

Para crianças e famílias terão lugar varias atividades de serviços educativos nos Museus de Aveiro e no Teatro Aveirense.

A 16 decorrerão atividades de Stand up Paddle no Canal Central – lago da Fonte Nova pelas 12h00.

O programa completo pode ser consultado AQUI.
 

   Imprimir  Noticia Imprimir
      28-11-2017
Documentos:
Último Comentário

 
Você é o Visitante nº:
12081538
Copyright - Todos os Direitos > 2011 Câmara Municipal de Aveiro
1024x780