Object reference not set to an instance of an object. Câmara municipal de Aveiro- Página de entrada
Mensagem do presidente
 
Aveiro Cidade dos CanaisCentro Municipal de Interpretação AmbientalPrograma de Ação Educativa do Município de AveiroGabinete de Inserção ProfissionalXIV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2019
Boletim Municipal
Agenda Teatro Aveirense
 
Peduca
botao_bma.jpg
botao_mercados_feiras.jpg
botao_museu_cidade.jpg
Mãe de Água
CCA_header.jpg
gai.jpg
SGE.jpg
Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro
  

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) preparou, pelo quarto ano consecutivo, o programa “Boas Festas em Aveiro” que visa assinalar o Natal, a Passagem de Ano e as Festas de São Gonçalinho de Aveiro, reforçado este ano com um investimento maior em iluminação de Natal (aproximadamente 75.000€).

O programa do Boas Festas em Aveiro iniciou no dia 1 de dezembro, com um conjunto de ações que marcaram a sua abertura. Organizado pela CMA, o Boas Festas em Aveiro terminará a 15 de janeiro e inclui várias iniciativas

O Largo do Mercado Manuel Firmino acolhe o “Xmas Club Aveiro”. Trata-se de um projeto já com impacto nacional, inspirado nos mercados nórdicos de Natal e que pretende recuperar as tradições e a autenticidade desta época festiva. O “Coreto Xmas Club” será o meeting point dos aveirenses durante as semanas de Natal. É um coreto tradicional, um espaço mágico onde pelo terceiro ano consecutivo, teremos convidados a partilharem o seu talento com a cidade em troca de inesquecíveis momentos de boas festas.

Será ainda organizada a Passagem do Ano, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, com a colaboração da Mordomia de São Gonçalinho, que visa dinamizar a cidade, atraindo novos públicos e visitantes para a cidade. Haverá Fogo-de-artifício no Centro da Cidade (Rossio), com animação na movida aveirense (Programas próprios de hotéis, restaurantes e bares).

“Aveiro, Sabores com Tradição” realiza-se em janeiro, em tempos de São Gonçalinho os encontros gastronómicos em grupo e da diáspora aveirense já ganharam tradição nos restaurantes de Aveiro. Os restaurantes aderentes são convidados a criar um menu atrativo de pratos típicos a oferecer nas suas ementas e que perpetue na memória os sabores da cozinha tradicional aveirense. Este ano manteremos o mínimo obrigatório como bolos de bacalhau e espetadas de mexilhão, Sopa de enguias ou chora/canja de bacalhau, ovos Moles, e um destes: Cavacas, Alemães, Raivas de Aveiro; Bolacha Americana ou afins (tripa) e uma Bandeja de Digestivo “Aveiro” com os vários licores de Alguidar (vários tipos) e 1 aguardente da Bairrada de modo a reforçar o início de uma tradição a partir dos tempos atuais.

Salienta-se ainda as Festas de São Gonçalinho de Aveiro de 10 a 15 de janeiro que farão o encerramento do Boas Festas em Aveiro.

No sentido de reforçar a tradição do presépio na cultura e tradição portuguesa, neste período podem ser visitados vários presépios em espaços públicos, museus e igrejas do centro histórico e turístico de Aveio. Neste âmbito, o Museu de Aveiro/Museu Santa Joana apresenta a exposição “Presépios de Portugal” - do antigamente à contemporaneidade.

"S. Gonçalinho de Aveiro” é uma exposição que está patente no edifício da Antiga Capitania até 15 de janeiro onde estão  expostas todas as peças principais; todas as litografias; todos os cartazes/ outras peças/ todas as garrafas de licor. No dia 16 decorrerá a conferência “Vamos Falar de S. Gonçalinho: fonte de investigação” pelas 16h00.

“Natal e Artes de Rua” é uma iniciativa lúdica que apresenta concertos deambulantes e animação de rua, por vários espaços da cidade recriando o imaginário festivo natalício no centro histórico e comercial da cidade. As ações decorrem com maior impacto no fim-de-semana anterior ou proximidade do natal.

“Mercados de Natal” irá integrar Artes no Canal nos dias 9 e 16, Artes no Canal & Feira das Velharias a 17. O Mercado Manuel Firmino acolhe o “Bazar de Natal” de apoio solidário, de 14 a 17 de dezembro. Neste fim-de-semana e em simultâneo ocorrerá a segunda edição do “Aveiro Xmas Beer”. Trata-se de um mercado de natal único em Portugal de cerveja artesanal.

Serão ainda apresentados vários concertos de Natal em diferentes espaços, organizados por diferentes entidades como sejam na Igreja da Misericórdia e a Igreja da Vera Cruz.

No Teatro Aveirense salienta-se o espetáculo de Ballet Clássico “Giselle”, o Concerto de Natal do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e o Concerto Ano Novo e Reis da Orquestra Filarmonia das Beiras.

Para crianças e famílias terão lugar varias atividades de serviços educativos nos Museus de Aveiro e no Teatro Aveirense.

O programa completo pode ser consultado AQUI.
 

Documentos:
Último Comentário

 
Você é o Visitante nº:
15631254
Copyright - Todos os Direitos > 2011 Câmara Municipal de Aveiro
1024x780