Object reference not set to an instance of an object. Câmara municipal de Aveiro- Página de entrada
Mensagem do presidente
 
Aveiro Cidade dos CanaisCentro Municipal de Interpretação AmbientalPrograma de Ação Educativa do Município de AveiroGabinete de Inserção ProfissionalXIV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2019
Boletim Municipal
Agenda Teatro Aveirense
 
Peduca
botao_bma.jpg
botao_mercados_feiras.jpg
botao_museu_cidade.jpg
Mãe de Água
CCA_header.jpg
gai.jpg
SGE.jpg
Sistema Municipal de Informação Geográfica de Aveiro
Home
Aveiro@21 – Cidadania Digital

Aveiro21 – Cidadania Digital

 

1. O conceito do Programa

O programa “Aveiro21 – Cidadania Digital” foi criado pelo Município de Aveiro para desenvolver novas oportunidades de comunhão da Cidade com os seus cidadãos, mediante o processo de comunicação apoiado em dispositivos online.

Motivado pelas potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação para melhorar o serviço público do Município e para reforçar a coesão e a solidariedade na comunidade aveirense, o programa visa fomentar a cidadania digital, a participação cívica e a interação social.

 

2. O desafio estratégico

O programa “Aveiro21 – Cidadania Digital” tem como orientação estratégica a aposta da comunicação municipal na tecnologia e nos conteúdos centrados na Internet. Há 4 razões essenciais para consolidar esta opção:

1.ª A proximidade e a instantaneidade na partilha de informação com os cidadãos, permitindo que os conteúdos sejam reproduzidos, partilhados ou comentados pelos utilizadores, aproveitando o potencial da tecnologia que coloca as pessoas em rede.

2.ª Qualificar o Espaço Público: tendo consciência que o espaço público é aquele em que as instituições e as pessoas se encontram, o espaço digital, a Internet, uma vez considerada a crescente utilização e a progressiva diversidade de acesso, constitui uma das principais praças públicas da contemporaneidade.

3.ª A racionalização económica: tendo em conta que o custo de produção e o custo de contato representam um custo menor nos meios digitais do que noutros suportes como, por exemplo, o papel.

4.ª Proteção ambiental: a progressiva migração da comunicação autárquica para as plataformas digitais corresponde à diminuição da utilização de papel, assumindo-se, assim, a responsabilidade social de poupar os recursos naturais.

 

3. A Cidadania Digital

Uma parte da ambição do programa encontra-se aqui, no Portal do Município de Aveiro na Internet.

Há um conjunto de instrumentos que se prestam aos objetivos traçados:

 

1.º Informações Online: serviço de atendimento ao cidadão através da via digital, em tempo real.

 

2.º R@dio Ás: webradio comunitária, aberta à participação das instituições e dos cidadãos.

 

3.º Newsletter: serviço noticioso que pode ser requerido, gratuitamente, pelos cidadãos, para obterem informação da atividade municipal.

 

4.º O Meu Bairro: ferramenta SIG (Sistema de Informação Geográfica) que mostra o mapa do concelho de Aveiro, com um formulário que, depois do preenchimento de alguns campos de identificação, permite interagir com os serviços da Câmara Municipal.

Os principais objetivos são:

·         Conceder acesso fácil e intuitivo a uma aplicação com uma grande expressão territorial de participação eletrónica.

·         Oferecer ao cidadão munícipe uma ferramenta que permita sugerir, alertar e reclamar pelo método tradicional da escrita mas também assinalando num mapa as suas pretensões.

·         Dotar os Serviços de procedimentos eficazes de ação sobre o território.

·         Conquistar os cidadãos para ajudar a construir um território melhor.

 

5.º Notícias: atualidade da atividade municipal, que pode ser comentada e partilhada pelos utilizadores.

 

6.º Banco de Voluntariado: os cidadãos podem conhecer as oportunidades de voluntariado e as instituições proporcioná-las. Os formulários, para ambos os casos, encontram-se online.

 

7.º Orçamento Participativo: processo de excelência de apelo à cidadania e à participação cívica, terá no Portal do Município um espaço próprio para prestar informações e para promover a participação dos cidadãos.

 

8.º Correio do Munícipe: o cidadão pode dirigir um e-mail à edilidade por esta via, obtendo resposta, caso haja feito uma pergunta, no prazo estabelecido pela Lei.

 

9.º Ideias Empreendedoras: Convidam-se os cidadãos a apresentar ideias de negócio que podem ser apoiadas, em função da inovação que apresentarem, bem como da viabilidade económica e da sustentabilidade financeira que as sustentem. Projeto incluído no programa Aveiro Empreendedor.

 

10.º Parque da Sustentabilidade: um blog em que os cidadãos podem conhecer as atividades, animação e obras, que estão a decorrer no âmbito do processo de regeneração urbana que se estende por cerca de 20 hectares no coração da cidade, do Alboi até à Rua das Pombas.

 

11.º Fórum Pensar Aveiro: esta plataforma pretende desenvolver oportunidades de participação da sociedade civil, propondo o debate esclarecido, facilitando o acesso à informação, expondo e explicando as opções tomadas ou a tomar pela asministração local.

 

12.º Aveiro TV: dispor aos cidadãos materiais em vídeo sobre a atividade no Município e dar seguimento à possibilidade de acompanhar as transmissões das reuniões da Assembleia Municipal de Aveiro através da Internet.

 

13.º Imagem 21: convida os cidadãos a entrar para uma comunidade fotográfica que tem Aveiro por objeto.

 

14.º Pedal Aveiro: blog com vista à sensibilização dos munícipes e visitantes do concelho no sentido da utilização da bicicleta como meio de transporte saudável, económico e prático.


15.º Aveiro Investments: meio de informação e canal de comunicação com potenciais investidores no Concelho de Aveiro.
 

16.º Aveiro nas Redes Sociais: Flickr, Facebook, Youtube, Twitter. Alargar a cultura participativa nas redes que alojam conteúdos e reproduzem informação, promovendo a interação entre os utilizadores.    

 

 

4. Cidade Wireless

No âmbito do projeto inclui-se o programa Aveiro wireless, que tem por objetivo ir alargando o acesso dos utilizadores à Internet no espaço público em Aveiro, libertando-os de estarem presos por fios, com os seus dispositivos agarrados à tomada elétrica.

 

5. Local E-Government e Local M-Government

O “Aveiro21 – Cidadania Digital” procura dar passos para que a governação local se adeque ao e-government, facilitando o acesso à informação pública, aos serviços públicos e à participação cívica. O m-government prolonga o e-government à utilização dos computadores Wi-Fi, telemóveis e outros equipamentos portáteis, ou seja, às comunicações móveis. A finalidade é a de aprofundar a eficiência da relação com a sociedade e estimular uma audiência ativa e participante.

 

6. Aveiro@Futuro

O programa “Aveiro21 – Cidadania Digital” está a dar os primeiros passos, revelando a atenção que deve ser dada à evolução da Sociedade da Informação, procurando que os aveirenses disponham de uma administração pública local mais moderna, eficiente e eficaz, que seja indutora de boas práticas e acompanhe as necessidades dos cidadãos

Juntos colocaremos Aveiro no lugar cimeiro da adesão participativa dos cidadãos. Contamos com todos.

 

Você é o Visitante nº:
15634542
Copyright - Todos os Direitos > 2011 Câmara Municipal de Aveiro
1024x780